Continua após publicidade

4 dicas para começar o dia com menos ansiedade

Evite estas atitudes para ter um dia mais calmo e produtivo

Por Caroline Randmer
Atualizado em 21 out 2024, 19h15 - Publicado em 24 dez 2016, 13h22
Dicas para começar o dia menos ansiosa
 (gpointstudio/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Cuidado com este círculo vicioso: você passa o dia tão ansiosa que, quando desperta na manhã seguinte, seu corpo já está preparado para se sentir da mesma maneira, mesmo que não haja problemas à vista. “Muitas pessoas já acordam ansiosas, agitadas, pensando em mil e uma coisas. Isso pode ocasionar um grande stress durante o resto do dia”, explica Yuri Busin, psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio, em São Paulo (SP).

Para quebrar esse padrão de hábito mental, selecionamos algumas atitudes para você evitar logo pela manhã. Assim, você inicia o dia mais calma e preparada para focar no presente em vez de desperdiçar o dia sofrendo por antecipação.

1. Olhar o celular ao acordar

Pelo menos não até você estar pronta para sair de casa. Acordar conectada, em especial ao trabalho, faz com que o dia já inicie com notícias, muitas vezes, inesperadas e até desagradáveis. “Esse choque gera uma descarga de adrenalina intensa no organismo logo pela manhã. Com ela lá no alto, o corpo inicia um ciclo ansioso que fica difícil cessar”, explica Fernanda Ramallo, psiquiatra do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro (RJ).

2. Ter um despertador barulhento

Acordar com um susto pode comprometer seu bem-estar. “Despertar com um barulho estrondoso desencadeia um stress que pode perdurar por todo o dia”, conta a especialista. Se você é daquelas que só acorda com o celular gritando, tente dormir com a cortina aberta para que a luz do dia entre no quarto e auxilie o despertar natural. E já que estamos falando de despertadores, aposente o botão da soneca, pois ele deixa o corpo mais e mais estressado toda vez que volta a tocar.

Leia mais: Preocupar-se demais com a saúde aumenta a chance de adoecer

3. Pular o café da manhã

Sair de casa sem desjejum deixa seu aporte energético já em déficit antes mesmo do dia começar. Aí, sem energia para executar suas tarefas, o corpo entra num modo mais lento para realizar todas as nossas ações. Ou seja, ficamos menos produtivas. “E não conseguir entregar um relatório a tempo ou sentir-se sonolenta e sem energia para executar seus deveres do dia são o combustível perfeito para as crises ansiosas”, conta Fernanda.

Continua após a publicidade

4. Pagar contas pela manhã

Evite tratar de problemas financeiros após acordar. Aliás, vá na direção oposta: busque fazer algo que lhe dê prazer, como se exercitar, por exemplo. É de manhã que o humor para o resto do dia vai se definir, portanto, transfira as pendências financeiras para um pouco mais tarde. “Deixe o corpo despertar naturalmente e progressivamente até você se sentir apta a lidar com o stress do dia de forma menos prejudicial à mente e com a ansiedade sob controle”, recomenda Fernanda.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.