Sabe qual é a melhor maneira de descobrir a prática certa para você? Experimentando! Por isso selecionamos 5 atividades físicas para experimentar na quarentena que você pode fazer do conforto de sua casa
Um dos maiores estudos já realizados sobre o tema comprovou: basta apenas uma hora de exercícios físicos por semana para você diminuir os riscos de desenvolver doenças mentais como a depressão. A pesquisa, feita pelo Black Dog Institute, na Noruega, durou onze anos e utilizou quase 34 mil participantes. Outra, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, afirma que as práticas que trabalham o corpo e a mente ao mesmo tempo, como a ioga, podem proteger o cérebro.
Esses são apenas dois dos inúmeros artigos existentes hoje que mostram, por meio da ciência, como as atividades físicas são benéficas para o nosso psicológico. É por isso que muita gente vem apostando nelas para aliviar os sentimentos aflorados pelo isolamento social como a ansiedade, o medo, angústia e até tristeza. “Teoricamente, qualquer tipo de atividade libera endorfina e serotonina, hormônios que atuam no cérebro e aumentam a sensação de prazer e bem-estar. Mas é claro que se você focar em algo que gosta de praticar, vai potencializar ainda mais esse efeito”, explica a cardiologista Renata Castro, especialista em medicina esportiva.
Se você já é adepto de alguma prática, vale fazê-la em casa. Mas se você está a procura de algo novo, montamos um pequeno guia com explicações sobre 5 atividades físicas para experimentar na quarentena.