Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Saiba como o Yoga melhora o bem-estar intestinal e emocional

Atividade favorece a saúde mental e emocional — que está intimamente ligada ao funcionamento do intestino

Por Juliany Rodrigues
22 nov 2025, 22h00 • Atualizado em 2 dez 2025, 13h41
Sabia que Yoga ajuda a melhorar a sua saúde intestinal
Sabia que Yoga ajuda a melhorar a sua saúde intestinal? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Um estilo de vida ativo está entre os cuidados mais importantes para preservar a saúde intestinal e prevenir condições como prisão de ventre, doença de Crohn, retocolite ulcerativa e doenças inflamatórias intestinais (DIIs).

    As atividades físicas regulares colaboram para a manutenção da microbiota intestinal, favorece o trânsito do bolo fecal, estimula a circulação sanguínea e muito mais…

    O Yoga é uma das modalidades que se destaca quando o assunto é cuidar do intestino. A prática auxilia no equilíbrio do sistema digestivo e no bem-estar emocional.

    “A ciência já reconhece que existe uma forte conexão entre o intestino e o cérebro, o chamado eixo intestino-cérebro. O Yoga age exatamente nesse ponto, ele regula o sistema nervoso, melhora o estado emocional e, como consequência, favorece o funcionamento intestinal”, explica Francisco Kaiut, criador do Método Kaiut Yoga.

    “Quando você acalma o sistema nervoso autônomo, o corpo entra em um estado de autorregulação, o que melhora não apenas a digestão, mas também a inflamação crônica”, completa.

    Continua após a publicidade

    Para obter os benefícios do Yoga à saúde física e mental, é importante incluir a modalidade de forma regular na rotina e procurar a orientação profissional.

    De acordo com Francisco, mesmo que realizada por poucos minutos diariamente, a atividade pode fazer toda a diferença no bem-estar, especialmente quando associada à atenção plena. Uma dica dele é incluir posturas que envolvem torções suaves e respiração profunda.

    Entretanto, é fundamental lembrar que, em momentos de crise intestinal, o melhor a se fazer é evitar práticas intensas.

    Continua após a publicidade

    “Quando cuidamos do corpo de forma inteligente, todo o sistema responde e isso inclui o intestino, que é um dos órgãos mais sensíveis ao nosso estado mental e emocional”, conclui Kaiut.

     

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.