Skincare da região íntima: como fazer o chamado “skintimates”
Assim como a pele, cabelo e unhas, a região íntima também começou a receber uma atenção especial no skincare. Veja quais são os cuidados!
Os cuidados com a pele, cabelos e unhas já fazem parte da rotina de muitas pessoas que querem manter a beleza e a saúde em dia. Recentemente, contudo, a região íntima também começou a receber uma atenção especial, com direito até mesmo a um nome popularizado fora do país, para o que seria o skincare dedicado a essa área: skintimates.
Apesar de o termo não ter uma tradução oficial do inglês para o português, é possível notar que existe uma junção entre as palavras “skin” e “intimates”, que significam, respectivamente, “pele” e “íntima”.
“A região íntima, como qualquer parte do corpo, vai sofrer com o processo de envelhecimento e, por isso, também merece uma atenção especial. Até por ser uma região de atrito constante em função das roupas, da prática de esportes e da depilação, por exemplo, ela passa por muitas formas de atrito e acaba sofrendo o impacto disso tudo”, afirma Fairuz Helena Castro, médica dermatologista e especialista em tratamentos íntimos femininos.
Skincare da região íntima: cuidados básicos
De acordo com Fairuz, os cuidados básicos do skincare da região íntima incluem apenas três etapas: higienizar, hidratar e tratar.
“Para começar, é preciso usar um sabonete neutro, que não tenha em sua formulação muito conservante, corante e perfume, para não dar nenhum tipo de irritação na pele”, ela orienta.
Quanto a parte da hidratação e tratamento, a médica sugere usar produtos com:
- Ácido hialurônico: é um poderoso hidratante;
- Óleo de coco específico para uso cosmético: nutre e auxilia no rejuvenescimento, pois contém grandes quantidades de antioxidantes naturais;
- Vitamina E: é um ótimo antioxidante;
- Acido Kójico: funciona como agente clareador;
- Ácido glicólico e ácido retinóico: são esfoliantes e rejuvenescedores da região íntima, porém só devem ser usados sob orientação médica.
“Em alguns casos quando a região íntima é propensa à foliculite, uma boa ideia é apostar na depilação definitiva a laser, que pode ajudar a diminuir a inflamação, além de evitar a formação de manchas”, sugere a médica dermatologista.
Outra dica da profissional é o uso de lubrificantes a base de água ou hidratantes híbridos e sem açúcar para a relação sexual.
“Eles ajudam a evitar atritos e traumas durante a relação”, completa ela.
Passo a passo do skincare íntimo
- Lavar com sabonete neutro íntimo no banho. Importante ph esteja entre 3,5 e 4,2;
- Hidratar (pode ser com óleo de coco ou hidratante específico);
- Esfoliar a pele;
- Aplicar tratamento anti-idade ou clareador (sob orientação médica).
Fique longe desses ingredientes
De acordo com Fairuz, existem alguns ingredientes que não são indicados para a saúde da região íntima. Veja quais são eles e se atente aos rótulos antes de comprar qualquer produto:
- Parabenos;
- Glicóis;
- Álcool;
- Produtos com açúcares.
“Além disso, a gente tem que tomar cuidado com o pH dos produtos. Então, é importante que os cosméticos usados sejam específicos para a região íntima, para que não ocorra nenhum tipo de dermatite ou irritação ali na região, na mucosa. E, é claro, também é importante ter um dermatologista que acompanhe”, alerta a profissional.
Vale ressaltar, ainda, que quando se fala em cosméticos para a área íntima, a aplicação dos produtos deve ser feita apenas pela região externa, ou seja, na vulva, e não na parte interna.
Produtos para cuidados da região íntima
Gel hidratante
Gel hidratante de massagem, rico em extratos vegetais. Age também como lubrificante, sendo compatível com preservativos de látex e vibradores.
Sabonete íntimo em barra
Feito com ingredientes naturais, equilibra a microbiota da região íntima. Possui pH equilibrado com o da vulva e tecnologia de óleos essenciais nano-encapsulados, com ação antimicrobiana para auxiliar na manutenção da flora.
Gel lubrificante com hidratação natural
Gel lubrificante com hidratação natural, composto por ingredientes orgânicos como algas marinhas, extrato de aroeira e extrato de hera. Além de promover lubrificação, cuida e hidrata a região íntima devido aos componentes com ações reparadoras como anti-inflamatório, cicatrizante, anti-fungo e adstringente. Não possui cheiro, fragrância e aroma.
Óleo lubrificante corporal
Feito com o puro óleo de coco, o produto hidrata, protege a região e ainda cria uma barreira protetora para casos de secura íntima, ajudando na lubrificação natural.