Seis sinais que podem indicar câncer de próstata: fique atento!
Confira os principais sinais do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde.
É por isso que o mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, que visa alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina.
A próstata é uma glândula do homem, localizada abaixo da bexiga, em frente à porção final do intestino (o reto) e que envolve o canal por onde passa a urina (a uretra). A doença acontece quando as células dessa glândula se multiplicam de forma desordenada e descontrolada, causando tumores, algumas vezes malignos.
De forma geral, o câncer de próstata pode ser uma doença silenciosa, ou seja, pode não apresentar nenhum sintoma. No entanto, com o avanço da doença, podem surgir alguns sinais. Veja os principais a seguir:
Sintomas do câncer de próstata
1 – Dificuldade para urinar
O que pode incluir jato fraco, vontade frequente de ir ao banheiro (mesmo tendo acabado de ir) ou necessidade de urinar à noite (a chamada noctúria).
2 – Sangue na urina ou no sêmen
A presença de sangue pode ser um sinal de alerta.
3 – Dor ao urinar
Sensação de dor ou queimação durante a micção também podem aparecer.
4 – Dor na região pélvica
Desconforto ou dor na parte inferior das costas, quadris ou na parte superior das coxas. Com o tempo, o incômodo pode atingir as costas.
5 – Ereções dolorosas
Dificuldade ou dor ao ter ereções também são sintomas de câncer de próstata.
6 – Mudanças no fluxo urinário
Como diminuição do fluxo ou interrupção durante a micção.
O que fazer?
Além de manter os exames em dia, é importante procurar um médico urologista caso esses sinais surjam. Para fazer o diagnóstico do câncer de próstata, alguns testes são indicados, como o PSA (exame de sangue que quantificar o antígeno prostático específico) e o toque retal.
Ao serem observadas alterações nesses exames e nos de imagem (ultrassom, tomografia e ressonância magnética), existe a necessidade de realizar uma biópsia. Trata-se do procedimento que, de fato, vai confirmar o diagnóstico da neoplasia. Nele, ocorre a retirada de fragmentos pequenos da próstata, que serão analisados no laboratório para confirmação da doença.