Apendicite: saiba como identificar os sintomas mais comuns
O sinal mais característico é a dor ao lado do umbigo. Mas existem outros
A apendicite é uma inflamação do apêndice, órgão em forma de tubo localizado no intestino grosso. Restos de alimentos e até fezes podem entupir a estrutura, causando o problema que exige cirurgia. Mas como identificar que é hora de procurar um médico? Confira os principais sintomas de apendicite:
Sintomas de apendicite
1 – Dor abdominal
O primeiro e mais característico sinal da condição é uma dor abdominal intensa, normalmente começando ao lado do umbigo e na boca do estômago. Com o passar do tempo e sem o tratamento adequado, o incômodo evolui e pode atingir todo o abdômen.
2 – Perda de apetite
A fome vai embora por conta da náusea intensa, que não permite que o paciente coma refeições muito volumosas. Vômitos também costumam ser frequentes.
3 – Alterações intestinais
Como constipação ou diarreia, apesar de não serem sintomas tão comuns assim.
4 – Inchaço na barriga
O abdômen fica duro e distendido – graças aos gases que se formam na região.
5 – Febre
A temperatura corporal sobe um pouco, e pode ficar em torno de 38°C.
O que fazer?
O mais indicado é procurar ajuda médica – isto é, vá ao hospital. Por lá, os especialistas realizarão exames para identificar corretamente o problema. Caso realmente seja apendicite, o tratamento mais comum é a cirurgia, como já explicamos.
O procedimento consiste na remoção do apêndice inflamado, já que ele não pode ser regenerado. Mas pode ficar tranquilo: isso não fará muita diferença no seu dia a dia.