Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Setembro Amarelo: Como o exercício pode ser seu aliado na saúde mental

Manter o corpo em movimento é crucial para a manutenção do equilíbrio emocional. Saiba os efeitos do hábito!

Por Juliany Rodrigues
1 set 2025, 14h00 • Atualizado em 2 set 2025, 11h00
Setembro Amarelo: Como a prática de atividades físicas podem ajudar a promover saúde mental? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio e a importância de cuidar da saúde mental. E, quando falamos sobre esse assunto, não podemos deixar de mencionar o papel da prática regular de atividades físicas no equilíbrio emocional.

    Conduzido por pesquisadores da University of South Australia (UniSA), um estudo divulgado em março deste ano sugeriu que o treino é melhor que remédio para depressão e outros transtornos mentais, como a ansiedade.

    “A atividade física é o melhor remédio e investimento para prevenir doenças, ajuda a manter o bem-estar físico e mental (ameniza sintomas de estresse e ansiedade). Estar em movimento aumenta a resposta do sistema imunológico, é uma maneira eficiente para controlar casos de pressão alta, diabetes e depressão, possibilitando até mesmo a diminuição de medicamentos”, reforça o Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

    Como a atividade física beneficia a saúde mental?

    Manter o corpo em movimento colabora para a liberação de neurotransmissores associados à sensação de felicidade, relaxamento e bem-estar, entre eles, endorfina, dopamina e serotonina.

    “Além disso, se movimentar garante a diminuição dos níveis de cortisol, o famoso ‘hormônio do estresse’, trazendo mais equilíbrio emocional e a melhora do humor”, completa a Dra. Nina Ferreira, psiquiatra.

    Continua após a publicidade

    O hábito também favorece a qualidade do sono, um dos fatores mais importantes para a saúde mental. Afinal, é durante o descanso que o organismo regula hormônios, consolida memórias e realiza processos essenciais de recuperação física e emocional.

    Para incluir a prática de atividades físicas no seu dia a dia, é fundamental encontrar uma modalidade que você goste e que seja sustentável a longo prazo na sua rotina. Certifique-se ainda de encarar o hábito como algo leve e prazeroso, e não como uma obrigação.

    “Exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo e natação, são bastante indicados, assim como ioga e pilates, que combinam o movimento com técnicas de respiração e a prática da atenção plena”, recomenda a psiquiatra. Danças, caminhadas ao ar livre e esportes coletivos também são boas opções.

    Continua após a publicidade

    Por fim, vale destacar que o acompanhamento profissional faz toda a diferença para cuidar da saúde mental.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.