Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Mito ou verdade: quem toma mounjaro perde massa magra?

Saiba se o medicamento realmente leva à perda de massa magra e como evitar esse efeito

Por Helena Saigh
11 dez 2025, 20h00 •
mounjaro
Uso de Mounjaro exige atenção à ingestão de proteínas e ao treino de força. (pikisuperstar/Freepik)
Continua após publicidade
  • A tirzepatida (Mounjaro) vem ganhando espaço entre os tratamentos para diabetes tipo 2 e para perda de peso e, com isso, surgiram também dúvidas sobre seus efeitos no corpo. Uma das mais comuns é: afinal, quem usa o medicamento perde massa magra?

    De acordo com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o funcionamento do Mounjaro ajuda a explicar a questão.“A tirzepatida age como um agonista dual dos receptores de GIP e GLP-1. Ela reduz o apetite ao retardar o esvaziamento gástrico e aumentar a saciedade, além de melhorar a resposta à insulina e aumentar o gasto energético”, detalha.

    Comendo menos e emagrecendo mais rápido, é natural que o corpo passe por ajustes e é aí que a massa muscular pode ser afetada caso não haja cuidados específicos.

    Mas então, é mito ou verdade?

    Verdade parcial. Pessoas em uso de Mounjaro podem perder massa magra, mas isso não é causado diretamente pelo medicamento e sim pelo déficit calórico acentuado, pela falta de ingestão proteica adequada e pela ausência de estímulos musculares, como treino de força.

    Ou seja: não é obrigatório perder massa magra e isso pode ser prevenido com acompanhamento adequado.

    Continua após a publicidade

    Como evitar a perda de massa magra durante o tratamento?

    A própria Dra. Marcella Garcez explica que alguns ajustes são fundamentais:

    1. Manter ingestão adequada de proteínas

    Uma alimentação pobre em proteínas, especialmente durante um período de emagrecimento acelerado, aumenta a chance de perda de massa muscular. Ajustar a dieta, com orientação nutricional quando necessário, é fundamental.

    2. Priorizar fibras e gorduras boas

    Fibras ajudam na saciedade e no trânsito intestinal. Gorduras boas favorecem o controle glicêmico e a qualidade da alimentação durante o tratamento.

    Continua após a publicidade

    3. Fracionar as refeições

    Por causa do esvaziamento gástrico mais lento provocado pelo Mounjaro, refeições muito grandes podem causar desconforto. Comer com mais regularidade e em porções menores melhora tolerância e absorção.

    4.Evitar álcool e ultraprocessados

    Bebiadas alcoólicas e alimentos ultraprocessados podem intensificar efeitos colaterais e atrapalhar o processo digestivo.

    Continua após a publicidade

    5. Fazer atividade física, especialmente musculação

    Sem treinos de força, o corpo tende a perder músculos durante o emagrecimento. Exercícios resistidos são a principal ferramenta para preservar massa magra mesmo com ingestão calórica menor.

    O Mounjaro não causa perda muscular diretamente. A perda só acontece quando o emagrecimento não é acompanhado de proteína suficiente, boa alimentação e treino de força. Com orientação adequada, é totalmente possível emagrecer mantendo e até ganhando massa magra.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.