Alerta H1N1: o jeito certo de lavar as mãos e reduzir o risco de contágio
Esqueça tudo o que você sabe sobre limpar as mãos. Vamos ensinar um passo a passo para mandar embora qualquer sujeira e evitar doenças!
Pense bem: como você lava as suas mãos todos os dias? Só ensaboar e esfregar, por uns 20 segundos, não elimina os vírus, germe e nem evita doenças. Além disso, enxugar com uma folha de papel mal dá para retirar toda sujeira e bactérias. Foi o que concluiu uma pesquisa realizada pela Universidade Caledônia de Glasgow, na Escócia.
Depois de observar 42 médicos e 78 enfermeiros durante o processo de higienização de mãos, e medir a carga bacteriana deixada após cada lavagem, os pesquisadores concluíram que o chamado método de “seis etapas”, utilizado por profissionais da área da saúde é a melhor maneira de remover detritos que ficam em seus dedos. Este método foi ilustrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e traduzido pela BOA FORMA:
0. Lave as mãos com água
1. Coloque o sabonete (quantidade suficiente para cobrir a palma da mão)
3. Com movimentos circulares, esfregue a palma das mãos.
4. Junte as mãos e entrelace os dedos para frente e para trás.
5. Em seguida, feche as mãos e esfregue uma na outra com movimentos verticais.
6. Aperte o dedão com uma das mãos e faça movimentos de rotação (para frente e para trás). Depois, repita o movimento com a outra mão.
7. Faça movimentos circulares na palma de uma das mãos.
8. Lave as mãos com água.
9. Enxugue bem com uma folha de papel.
10. Use uma toalha de papel para desligar a água.
11. Pronto, agora suas mãos estão limpinhas!