Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Dicas para eliminar o odor de suor nas roupas de treino no verão

Evite estes deslizes na hora da lavagem e garanta peças limpas e sem odores desagradáveis

Por Juliany Rodrigues
10 jan 2026, 22h00 • Atualizado em 13 jan 2026, 10h07
Roupas de treino no calor
Roupas de treino no calor: erros na lavagem que fazem o cheiro de suor persistir | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Durante a temporada de verão, é normal perceber um aumento na transpiração. Isso porque o suor funciona como um mecanismo natural de regulação da temperatura do nosso organismo, ajudando a evitar o superaquecimento e a manter o funcionamento adequado.

    Com o aumento da transpiração, vem também uma preocupação relacionada ao mau cheiro das roupas — especialmente para quem mantém uma rotina de treinos.

    Muitas vezes, o cheirinho pode ser persistente e resistir até mesmo após a lavagem. Para evitar que isso aconteça, é importante ficar de olho em alguns erros durante o processo de higienização das roupas que podem acabar atrapalhando o resultado final.

    A seguir, Angelo Max Donaton, CEO da Lavô, lista os principais deslizes na hora da lavagem e explica como contorná-los. Veja:

    Roupas de treino no calor: erros na lavagem que fazem o cheiro de suor persistir

    1. Deixar acumular

    Não deixe a peça abafada no cesto de roupas, uma vez que o acúmulo de suor intensifica a proliferação das bactérias responsáveis pelo mau odor e pode gerar manchas permanentes.

    2. Usar água quente

    Usar água quente para lavar peças suadas pode piorar o problema do mau cheiro. Para remover odores e preservar as fibras, a temperatura mais indicada é fria ou morna.

    Continua após a publicidade

    3. Excesso de produto

    O excesso de amaciante cria uma película sobre o tecido que compromete a limpeza profunda e colabora para a retenção de odores.

    4. Ignorar o tipo de tecido

    Roupas sintéticas, esportivas e peças de uso diário exigem atenção especial. Esses tecidos costumam acumular mais resíduos de suor que, para serem removidos, devem passar por ciclos de lavagem mais eficientes.

    5. Não considerar a lavagem profissional

    Em alguns casos, a lavagem doméstica pode não ser o suficiente para acabar completamente com o cheiro de suor nas roupas. Nesses momentos, vale procurar uma lavanderia profissional, que conta com processos, produtos e máquinas específicas para atuar de maneira mais potente na higienização das peças.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.