Continua após publicidade

Ritual de fim de mês: 5 dicas para você criar o seu próprio ano novo

Como você finaliza o mês por aí? Criar um ritual de visualização e autocuidado ajuda com o encerramento de ciclos e o começo de uma nova fase

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h41 - Publicado em 14 fev 2022, 08h00
ritual de fim do mês
 (Anete Lusina / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Entra um mês e sai o outro e você sente que não evoluiu muito, seja pessoalmente, seja profissionalmente. Calma, talvez tudo o que você precise para mudar essa visão de si mesma seja um ritual de fim de mês

Assim como para terminar o seu dia ou para finalizar a semana bem, é interessante pensar que cada mês é o fim de um ciclo, que merece a sua atenção tanto quanto qualquer outro momento do ano. 

Larissa Rodrigues, nome por trás do projeto Hábitos que Mudam, explica a importância que esse ritual tem: “Quando a gente finaliza o mês, é natural programar o próximo no automático – um mês entra, outro sai, e a gente não visualiza o que foi feito. O mais importante para começar esses hábitos de visualização do mês é anotar quais são os nossos compromissos, o que a gente realizou, do que a gente se orgulha…”. 

O ideal, explica ela, é usar o último domingo do mês (mesmo que ele termine, por exemplo, na sexta-feira), para sentar e rever o que aconteceu nas últimas semanas, além de começar o planejamento para o mês seguinte. 

Continua após a publicidade

Para ajudar com isso, separamos algumas ideias que você pode adotar para montar os seus rituais de fim de mês: 

1

Revisite os seus hábitos

Continua após a publicidade

Você tentou hábitos novos esse mês? Caso não, que tal tentar um ou outro nas próximas semanas? Você pode usar um rastreador de hábitos, uma ferramenta simples para acompanhar os seus principais hábitos, e inserir uma revisão desse rastreador ao fim do mês. 

2

Reveja as suas prioridades

Continua após a publicidade

O que foi prioridade para você no mês passado? Isso continua assim, ou a prioridade mudou? Existem compromissos, eventos ou ocasiões especiais que você não pode deixar de priorizar? Aproveite para colocar tudo no seu calendário e aproveitar a visão geral do mês. 

3

Relembre (e celebre) as suas conquistas

Continua após a publicidade

O que você conquistou nas últimas semanas? E o que gostaria de conquistar nas próximas? Mais um ponto interessante para colocar no seu ritual de mudança de mês. O mesmo vale para pendências: se algo não foi feito nesse período, será que ele pode ser feito no próximo?

4

Dê um reset no seu ambiente

Continua após a publicidade

Se você não tem o hábito de organizar os seus espaços semanalmente, que tal fazer isso ao final do mês? Arrumar a mesa se trabalho, jogar fora papeis acumulados que não tem uso, arrumar as roupas no armário… enfim, preparar o seu espaço para o novo mês. 

5

Dê um reset em si mesma

E, já que estamos falando de retesar o espaço, porque não fazer o mesmo com você? Tome um banho relaxante, faça uma esfoliação no corpo… separe um momento desse ritual para cuidar de você, da sua energia e das suas intenções para as semanas seguintes. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.