Continua após publicidade

Profilaxia dentária: o que é e quais os benefícios dessa limpeza

No geral, é recomendado fazer o procedimento de seis em seis meses, mas essa frequência pode variar de acordo com cada caso. Saiba mais!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 17h35 - Publicado em 5 jun 2024, 18h00
profilaxia dentária
A profilaxia dentária é fundamental para cuidar da saúde bucal. Entenda os benefícios! | (wavebreakmedia_micro/Freepik)
Continua após publicidade

A profilaxia dentária é um procedimento realizado em consultório que promove uma limpeza completa e profunda dos dentes, removendo placa bacteriana, tártaros e manchas superficiais.

“Pode ser feita em pacientes de todas as idades, desde crianças até idosos. É especialmente recomendada para aqueles que desejam manter uma boa saúde bucal e prevenir doenças como cáries, gengivite, periodontite e outras”, diz o Dr. Adriano Rafael, cirurgião dentista.

Geralmente, o tratamento é rápido e tem duração de 30 minutos a 60 minutos, dependendo da quantidade de placa bacteriana e tártaro a serem retirados.

No geral, esse procedimento não é doloroso, porém algumas pessoas com mais sensibilidade e com condições de saúde bucal desfavoráveis podem apresentar um desconforto.

“Logo após essa limpeza, alguns cuidados são indicados, entre eles, não ingerir alimentos e bebidas muito ácidos e com corantes nas primeiras horas”, afirma o Dr. Fábio Azevedo, cirurgião dentista e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N Implant System.

Continua após a publicidade

 

O que é profilaxia dentária?

A profilaxia dentária envolve a utilização de instrumentos específicos, como curetas e ultrassom, para a remoção do tártaro acumulado. Além disso, o processo de polimento e alisamento dos dentes também faz parte desse tratamento, podendo ser realizado por meio de um jato com bicarbonato ou do uso de pastas abrasivas em uma escova.

“A aplicação de flúor contribui para o fortalecimento do esmaltes dos dentes e a prevenção de cáries”, completa o Dr. Adriano.

Quais os benefícios da profilaxia dentária?

De acordo com os especialistas, os benefícios da profilaxia dentária incluem:

Continua após a publicidade
  • Prevenção de cáries e doenças periodontais;
  • Remoção de tártaros e placas bacterianas;
  • Melhora da saúde das gengivas;
  • Continua após a publicidade
  • Detecção precoce de possíveis problemas;
  • Combate ao mau hálito;
  • Melhora de manchas nos dentes;
  • Manutenção de um sorriso saudável e bonito.
  • Continua após a publicidade

“No dia a dia, para manter os resultados da profilaxia dentária, é fundamental ter uma higiene bucal adequada, com a escovação regular e o uso de fio dental. Consultas periódicas também são importantes, lembre-se de sempre seguir todas as orientações do seu dentista”, alerta Dr. Fábio.

Qual a frequência ideal para realizar a profilaxia dentária?

“Recomenda-se que a profilaxia dentária seja feita a cada seis meses, ou seja, duas vezes no ano. Entretanto, a frequência pode variar conforme a necessidade individual de cada paciente, especialmente para aqueles com histórico de problemas gengivais ou alta predisposição para cáries“, conclui o Dr. Adriano Rafael.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.