Continua após publicidade

Pano branco na pele: conhece a Pitiríase Versicolor (ou micose de praia)

A condição é conhecida pelos três nomes e é resultado de um fungo

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 17h35 - Publicado em 2 jun 2024, 16h20
pano branco na pele
A aparência se assemelha a manchas descoloridas na pele (Wikipedia/Reprodução)
Continua após publicidade

O que é o pano branco na pele?

O nome oficial é Pitiríase Versicolor mas é conhecido também como pano branco ou micose de praia. A condição é causada por um fungo.

O fungo Malassezia é um tipo de levedura encontrada comumente na superfície da pele e, normalmente não causa problemas de saúde — na verdade, muitas das microbiotas (ou organismos microscópicos), incluindo leveduras como Malassezia, que vivem em grandes comunidades na sua pele ajudam a protegê-la de infecções e outros agentes patogénicos que podem causar danos ou doenças.

Às vezes, porém, esse fungo pode crescer descontroladamente e afetar a cor natural ou a pigmentação da pele. Quando isso acontece, você pode desenvolver manchas na pele mais claras do que a pele ao redor.

Essa condição não é contagiosa.

Continua após a publicidade

 

 

O que causa o pano branco na pele?

Os médicos não sabem ao certo por que o fungo pode crescer descontroladamente, mas alguns fatores podem levar a esse crescimento, incluindo:

A Pitiríase Versicolor pode ocorrer em pessoas de todas as origens étnicas e é mais comum em adolescentes e adultos jovens. Os adultos têm maior probabilidade de desenvolver a condição se visitarem uma área com clima subtropical.

Quais os sintomas do pano branco na pele?

Manchas descoloridas na pele são o sintoma mais perceptível e geralmente aparecem nos braços, tórax, pescoço ou costas. Essas manchas podem ser:

Continua após a publicidade
  • claras (mais comum) ou mais escuras que a pele circundante;
  • rosa, vermelho, bege ou marrom;
  • seca, com coceira e escamosa;
  • propensa a desaparecer em climas mais frios e menos úmidos

Pano branco na pele e condições semelhantes

  • Vitiligo

Algumas condições com sintomas sobrepostos, como o vitiligo, são frequentemente confundidas com a Pitiríase Versicolor. No entanto, o vitiligo pode diferir de várias maneiras visíveis, já que o vitiligo não afeta a textura da sua pele, costuma aparecer nos dedos, pulsos, axilas, boca, olhos ou virilha e, geralmente, forma manchas simétricas.

  • Pitiríase rósea
Continua após a publicidade

A erupção cutânea causada pela pitiríase rósea também é semelhante ao pano branco, mas geralmente é precedida por uma mancha vermelha solitária de pele escamosa que aparece alguns dias ou semanas antes da erupção. Essa erupção geralmente aparece no formato de uma árvore de Natal nas costas. Não se sabe o que causa esta condição. Mas, assim como a pitiríase versicolor, não é prejudicial nem contagiosa.

Quais são os fatores de risco para desenvolver o pano branco na pele?

Vários fatores ambientais e biológicos podem aumentar o risco dessa condição, incluindo:

  • histórico familiar;
  • suor excessivo;
  • um clima úmido e quente;
  • um sistema imunológico fraco;
  • tomar medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico;
  • alguns tipos de câncer.

Quando você deve entrar em contato com seu médico?

Você pode optar por tratar a doença sozinho. Medicamentos antifúngicos de venda livre (OTC) podem eliminar manchas descoloridas da pele. No entanto, você deve entrar em contato com seu médico se esses tratamentos não forem eficazes, já que você pode precisar de um medicamento prescrito para controlar seus sintomas.

Continua após a publicidade

Quanto tempo levará para sua pele voltar ao normal?

Mesmo depois de eliminar a infecção, a sua pele pode permanecer descolorida durante várias semanas ou meses após o tratamento. Sua infecção também pode retornar quando o clima ficar mais quente e úmido. Se sua condição retornar, seu médico poderá prescrever medicamentos uma ou duas vezes por mês para prevenir os sintomas.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.