Continua após publicidade

Mudanças hormonais: como elas afetam o humor e a rotina das pessoas?

Desânimo e estresse são alguns dos sintomas que podem aparecer devido ao desequilíbrio hormonal. Saiba mais!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 23 Maio 2024, 05h47 - Publicado em 17 abr 2024, 18h00

As mudanças hormonais podem ser as responsáveis por diversas alterações de comportamento no dia a dia, entre elas, aumento do apetite, diminuição da libido, queda de cabelo, mau humor e falta de disposição.

“Os hormônios têm uma grande interferência na rotina das pessoas, no bem-estar e no mal-estar. Por isso, eles devem ser analisados por um médico especialista, podendo haver a necessidade de tratamento medicamentoso para equilibrá-los”, explica a Dra. Elaine Dias JK, PhD em endocrinologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Impactos das mudanças hormonais

De acordo com a médica, momentos de estresse podem favorecer a redução da leptina, hormônio associado à sensação de saciedade, e o aumento da grelina, que estimula a vontade de comer.

Continua após a publicidade

Alterações no TSH, hormônio da tireoide, podem causar sintomas como cansaço, desânimo, perda dos fios de cabelo, unhas quebradiças, dificuldade para emagrecer, falta de foco, entre outros.

Além disso, é fundamental lembrar que, em algumas fases da vida, as oscilações hormonais são mais intensas. “Na adolescência, por exemplo, as mulheres têm um pico de estrogênio e progesterona, o que, consequentemente, provoca uma redistribuição de gordura subcutânea, gerando aumento de glúteos, coxas e os primeiros sinais de celulite e retenção de líquido. Ainda nessa época, ocorre o aumento da testosterona, que traz o excesso de oleosidade à pele e ao cabelo, provocando acne, queda capilar e mudanças no humor”, comenta.

No climatério, o pico dos hormônios LH e FSH resulta na perda de massa muscular, diminuindo o metabolismo. Além da redução da progesterona e, principalmente, do estrogênio. Com isso, vem a diminuição da libido, surgem as alterações de humor mais frequentes, como irritabilidade e labilidade emocional, insônia, fogachos, pele seca, cabelos finos e as mudanças corporais com a flacidez de pele, redistribuição das gorduras de forma centrípeta, gordura abdominal, além das alterações cognitivas, como esquecimento, dificuldade de foco e raciocínio, como se houvesse uma nuvem no cérebro”, cita a Dra. Elaine.

De acordo com a endocrinologista, a partir dos 30 anos de idade, ocorre uma diminuição do metabolismo, o que se acentua ainda mais após os 40 anos, quando começamos a perder 1% de músculo ao ano se não tomarmos os cuidados necessários.

Como cuidar dos seus hormônios?

Para examinar o funcionamento dos seus hormônios e mantê-lo sempre saudável, é indicado passar em consultas médicas regularmente. Além disso, também é necessário adotar um estilo de vida saudável. “Pratique atividade física, tenha uma alimentação balanceada e durma de 7 a 9 horas por noite. Essas medidas ajudam a diminuir a possibilidade de enfrentar alguma alteração hormonal”, conclui.

Publicidade