6 mitos e verdades sobre a drenagem linfática
A massagem, conhecida por ajudar no emagrecimento, têm uma série de benefícios
Já ouvimos falar muito sobre o quanto a drenagem linfática faz maravilhas para quem busca emagrecer. No entanto, mais do que uma tática mágica essas massagens precisam se tornar parte da rotina – é assim que os seus resultados se tornam duradouros.
“A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem como objetivo estimular o sistema linfático do corpo a trabalhar de forma mais acelerada, aumentando o metabolismo do local”, explica a massoterapeuta Vânia Silva. “Ela deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos com movimentos que são leves e diferentes em cada parte do corpo.”
O objetivo desses movimentos é gerar um desinchaço significativo (muitas vezes perceptível logo após a sessão) e melhora na circulação. Somada à prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, essa técnica melhora a estética corporal e também a autoestima de quem faz.
“Além disso, ela traz bem-estar e auxilia em problemas como insônia, dando leveza ao cotidiano de quem realiza”, explica a profissional.
A drenagem, por ajudar também na liberação do acúmulo de líquidos pelo organismo, é indicada para quase todas as pessoas, de acordo com a profissional. Para ela, a prática semanal beneficia tanto o organismo quanto oferece mais qualidade de vida, aliviando desconfortos diários e auxiliando tanto no físico quanto no psicológico de quem faz.
MITOS E VERDADES SOBRE A DRENAGEM LINFÁTICA
Agora, uma prática tão falada como essa está fadada a gerar alguns mitos, certo? Por isso, contamos com a ajuda de Vânia para desvendar os principais sobre a prática. Olha só:
1A drenagem auxilia no emagrecimento
Verdade. Ao ativar a circulação e estimular o desinchaço, a drenagem colabora para o emagrecimento. No entanto, ela precisa estar aliada à prática de exercícios físicos e a uma alimentação equilibrada para que essa perda seja significativa e, principalmente, duradoura.
2A drenagem causa desidratação
Mito. “A drenagem não causa desidratação porque ela não faz a pessoa perder excesso de líquido em uma sessão, somente o que é necessário ou o que está em excesso no corpo. É um procedimento estético que só tem a acrescentar e não prejudicar”, explica a massoterapeuta.
3Os resultados são vistos na primeira sessão
Mito. Como a drenagem linfática é feita por meio de pressões leves, é preciso realizar, no mínimo, 10 sessões para obter o resultado esperado – uma diferença grande da massagem modeladora, em que os clientes conseguem atingir objetivos mais rápidos. “A drenagem é mais leve e lenta para ajudar, principalmente, as pessoas que têm doenças de vasodilatação”, explica.
4A drenagem é uma boa alternativa para o pós-operatório
Verdade. Para pacientes que estão em pós-operatório, a drenagem pode ser uma ótima aliada quando realizada diariamente com o intuito de contribuir na recuperação das lesões musculares e auxiliando na oxigenação dos tecidos.
5Todo mundo pode fazer drenagem linfática
Mito. “Os procedimentos não são indicados para pessoas com lúpus, pressão alta ou câncer. Em todos os casos é necessária a recomendação médica”, diz Vânia.
6Os efeitos da drenagem são temporários
Mito. A drenagem linfática oferece um resultado contínuo, então, se a pessoa parar de realizar as massagens o efeito também para de acontecer, e ela passa a reter o líquido do dia-a-dia, que está contido tanto em bebidas quanto em alimentos.
“É um procedimento que faz uma faxina no organismo, limpando as vias e fazendo o intestino funcionar melhor. Ela é um tratamento semanal que não pode ser parado, assim como academia e outros processos que precisam de disciplina”, finaliza.