Maratonar séries está fazendo mal para a sua saúde

Todo mundo ama uma boa série, mas passar tanto tempo na mesma posição pode trazer sérios problemas de circulação

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 18 out 2022, 10h00
maratonar séries faz mal a saúde
 (cottonbro / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Você chega em casa do trabalho e a primeira coisa que faz depois de jantar é ligar a sua série do momento e assistir quantos episódios puder até a hora de dormir. Os finais de semana, às vezes, são reservados para assistir à temporada completa daquela série que acabou de ser lançada – e a cada momento que você pode decide assistir “só mais um episódio”.  Maratonar séries virou um hábito comum da vida moderna, mas sabia que ele pode estar fazendo muito mal para a sua saúde? Pois é. 

POR QUE MARATONAR SÉRIES FAZ MAL? 

Talvez você já saiba a resposta, mas vamos deixá-la clara por aqui também: porque passamos tempo demais sentados em uma mesma posição. 

“Quando passamos muitas horas sentados sem mover as pernas, o sangue drena muito mal em direção ao coração, as pernas não bombeiam o sangue e isso causa uma inflamação, especialmente para quem tem tendência a ter varizes”, explica o angiologista Thiago Rocha. “Quando a posição é deitada, outros problemas de coluna e de postura podem acontecer, mas as varizes ficam menos alteradas quando estamos deitados, pois há menos pressão nas veias da perna.”

Ou seja, se você quer evitar as varizes, a longo prazo, é importante entender que, seja para ver séries, seja para trabalhar, passar tempo demais sentado no sofá pode ferir esse objetivo. 

“Pessoas que são muito sedentárias e passam muitas horas sentadas costumam ter os pés azuis (quem tem genética para isso), pois ficam muitas horas com as pernas para baixo, causando o surgimento de novas varizes“, explica o médico. “O sedentarismo associado pode bombear pouco o sangue, desenvolvendo cada vez mais as veias que tem nas pernas e aumentando a inflamação e a dor, o que, a longo prazo, pode causar feridas, as úlceras venosas, manchas nas pernas que são causadas pela insuficiência venosa crônica.”

Continua após a publicidade

COMO EVITAR VARIZES E OUTROS PROBLEMAS NAS PERNAS? 

Tudo isso não significa que você deve desistir de maratonar a sua série preferida. Porém, talvez sejam necessários alguns ajustes à maneira como você tem lidado com essas maratonas. 

De acordo com o médico, o ideal é, entre um episódio e outro, levantar e fazer uma pequena caminhada (que seja até o banheiro!) e movimentar as pernas. Você pode também buscar fazer alguma atividade durante o período em que assiste às séries, evitando deixar passar muitas horas seguidas na mesma posição. Já viu alguém na esteira assistindo um novo episódio? Então! 

Outra sugestão do angiologista é colocar os pés para o alto por três minutos, para colaborar com a circulação e fazer o sangue retornar ao coração adequadamente. 

Continua após a publicidade

“Mas o mais importante é se lembrar de interromper a série por um período e ir até o banheiro, até a cozinha, dar uma volta pela casa para movimentar o sangue e desinflamar a perna”, diz. 

Não existe uma regra sobre a quantidade de tempo que uma pessoa pode ficar na mesma posição. Mas os médicos indicam que a cada duas horas com as pernas para baixo aumenta o risco de piorar a circulação

Outro ponto é ficar atento ao que você come enquanto maratona séries. Uma coisa é transformar essa maratona em um evento pontual, com alimentos que você gosta (como uma pizza). Outro completamente diferente é aliar sempre um episódio de série com alimentos industrializados, embutidos ou com alto teor de açúcar

Continua após a publicidade

“Eles têm muito sal e substâncias inflamatórias em sua composição. A pipoca natural é uma opção saudável. Você também pode ingerir água e sucos naturais, evitando o refrigerante e milk-shakes, por exemplo”, explica o especialista.  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.