Continua após publicidade

Lente de contato dental de resina ou porcelana: entenda as diferenças

Profissional fala sobre a durabilidade de cada um desses dois materiais. Saiba mais!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h32 - Publicado em 5 dez 2023, 14h30
Saiba mais sobre o processo de confecção da lente de contato dental | (ArtPhoto_studio/Freepik)
Continua após publicidade

As lentes de contato dental são facetas ultrafinas e personalizadas que são coladas à superfície frontal dos dentes. “Elas são projetadas para melhorar a aparência e estética do sorriso, corrigindo problemas como descoloração, manchas, dentes desalinhados, desgastes e espaços entre os destes. As lentes são feitas sob medida para cada paciente”, explica o Adriano Medrado, CEO do Studio Art & Design.

TIPOS DE LENTES DE CONTATO DENTAL

Segundo ele, os dois tipos principais de lentes de contato dental são as de resina composta e a as de porcelana.

  • Lentes de contato de resina composta: São confeccionadas com um material de resina composta, que é aplicado diretamente nos dentes e moldado da maneira desejada. Elas são mais rápidas de serem produzidas, uma vez que não dependem da confecção em laboratório. Porém, o especialista alerta que as de resina costumam ter uma durabilidade menor em comparação às de porcelana.
  • Lentes de contato de porcelana: São realizadas a partir de finas camadas de porcelana personalizadas. Garantem uma aparência mais natural e apresentam uma maior resistência à manchas. Também tendem a ter uma vida útil mais longa e são feitas em um laboratório de prótese odontológica.

Adriano conta que podem ser utilizados diferentes materiais estéticos para fazer as lentes de contato dental, sendo que os mais comuns hoje em dia são o dissilicato de lítio e cerâmia feldspática.

“Esses materiais são conhecidos por sua translucidez e capacidade de imitar a aparência natural dos dentes. Eles também oferecem resistência e durabilidade, garantindo um sorriso bonito e duradouro“, pontua Medrado.

Continua após a publicidade

DURABILIDADE DAS LENTES DE CONTATO DENTAL

De acordo com o CEO do Studio Art & Design, a durabilidade das lentes de contato dental varia de acordo com o tipo de material usado e os cuidados diários do paciente. Por isso, é fundamental manter uma rotina adequada de higiene bucal, que inclui escovação regular, uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista.

“Em média, as lentes de porcelana podem durar de 10 a 15 anos, enquanto as lentes de resina composta geralmente têm uma vida útil de 5 a 7 anos“, diz.

As lentes de contato dental são consideradas eficazes para a transformação de sorrisos, ajudando na correção de uma ampla variedade de imperfeições dentárias. “Com diferentes materiais disponíveis, como porcelana e resina composta, é possível personalizar as lentes de acordo com as necessidades e desejos de cada paciente“, destaca.

Continua após a publicidade

Com o avanço da tecnologia odontológica, essas facetas ultrafinas são uma solução minimamente invasiva que, além de melhorarem a aparência estética, podem aumentar a autoconfiança de uma pessoa.

Se você deseja melhorar o seu sorriso, consulte um dentista especializado em odontologia estética para avaliar se as lentes de contato dental são a opção certa para você.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.