Como deixar o celular de lado antes de dormir: 4 dicas para um sono mais tranquilo

Não consegue largar o celular antes de dormir? Veja dicas para combater esse hábito e melhorar a qualidade do seu sono

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 25 fev 2025, 21h18 - Publicado em 25 fev 2025, 16h00
Mulher utilizando celular deitada na cama
Não consegue largar o celular antes de dormir? Veja dicas para combater esse hábito |  (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Costuma ficar mexendo no celular na cama antes de dormir? Isso pode atrapalhar o relaxamento e prejudicar o seu sono de diversas maneiras. Então, o melhor a se fazer – pelo bem da sua saúde mental e física – é procurar formas de combater esse hábito.

Nesta matéria, Boa Forma separou algumas dicas para você se livrar das telas à noite e garantir uma noite de descanso mais tranquila e reparadora. Veja:

Como o celular à noite afeta o sono?

De acordo com a Vanessa Moreira, biomédica, a luz artificial das telas de celulares, tablets, computadores e televisão atrapalha a produção da melatonina, que regula o sono. Com isso, você pode apresentar dificuldades para adormecer.

“Os eletrônicos provocam o aumento do estado de alerta e a luminosidade complica o início do sono”, diz ela.

Os malefícios do uso do celular à noite vão além da insônia. Afinal, noites mal dormidas estão associadas ao surgimento de diversos problemas de saúde, como obesidade, dor de cabeça, mudanças de humor, falta de libido, disfunção erétil, condições cardiovasculares e queda da imunidade.

Continua após a publicidade

“Sintomas como dor de cabeça, irritação, mal estar e desordens hormonais que muitas vezes estão associadas a problemas de sono podem na verdade estar relacionadas ao uso de celulares”, completa ela.

Como largar as telas antes de dormir?

1

Defina um horário limite para as telas

Uma boa dica é definir um horário limite para as telas. Vanessa sugere que, pelo menos duas horas antes de deitar, você comece a reduzir o uso dos dispositivos eletrônicos.

Durante esse tempo, vale colocar em prática medidas que promovam a higiene do sono, avisando o seu cérebro que é o momento de desacelerar.

Continua após a publicidade

Tome um banho morno, ouça músicas suaves, acenda uma vela aromática que acalma e aproveite para se distanciar um pouco das preocupações da rotina.

2

Substitua o celular por outras atividades

Antes de dormir, que tal substituir o uso dos celulares por atividades manuais? Você pode ler um livro, pintar, desenhar ou escrever, por exemplo. Isso vai te ajudar a relaxar a mente e a preparar o corpo para uma noite de sono profunda.

3

Desligue as notificações

Enquanto você está deitado, as notificações piscando na tela podem interromper seu momento de descanso e te instigar a mexer no celular.

Quando você perceber, o que era para ser somente um olhar rápido se transforma em horas rolando o feed das redes sociais ou respondendo mensagens no WhatsApp.

Continua após a publicidade

Por isso, quando for dormir, ative o modo “Não Perturbe” ou até mesmo deixe o aparelho em outro cômodo, se puder.

4

Crie um ambiente de descanso

É totalmente possível criar um ambiente relaxante sem recorrer ao uso de tecnologias, como tablets, televisões e celulares. Uma sugestão é diminuir a intensidade das luzes do cômodo, priorizando uma iluminação mais suave e indireta e lâmpadas amarelas.

Além disso, você pode minimizar o ruído e espalhar pelo ambiente aromas calmantes, por exemplo, lavanda e camomila. Coloque um pijama confortável e prepare a cama com lençóis macios e travesseiros que proporcionem um bom suporte para a cabeça e o pescoço.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.