Como melhorar a imunidade no fim de ano? 5 cuidados que você deve ter
A rotina intensa durante esta época do ano pode comprometer as defesas naturais do nosso organismo
A correria e o estresse do fim de ano podem trazer uma série de consequências negativas à saúde do nosso corpo. E uma delas é o comprometimento do sistema imunológico, responsável por nos defender contra agentes patógenos.
“O acúmulo de estresse, associado a sono irregular e alimentação desorganizada cria um cenário que influencia o equilíbrio do organismo como um todo”, comenta a nutricionista Beatriz Duarte, pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIUBE-
MG) e consultora da marca de suplementação Trustfuel.
Um estudo divulgado na Revistaft aponta que a tensão emocional — que costuma ter uma piora durante o fim de ano — aumenta a liberação de hormônios como o cortisol e a adrenalina, o que pode reduzir a produção de anticorpos (proteínas que atuam como “soldados” do organismo).
A saúde intestinal também é um fator que merece atenção quando o tema é imunidade. A literatura científica mostra que grande parte das células de defesa do corpo está associada ao trato gastrointestinal.
Por isso, alterações na alimentação, por exemplo, excesso de álcool, de alimentos gordurosos e de ultraprocessados, podem influenciar diretamente essa linha de defesa. E vale lembrar que o aumento nos níveis de estresse também é considerado um grande vilão para o trato gastrointestinal.
Para preservar a imunidade durante o fim de ano — quando muitas pessoas passam por mudanças na dieta e se sentem mais sobrecarregadas devido aos compromissos —, é fundamental adotar algumas práticas diárias. Confira a seguir!
5 dicas para reforçar a imunidade no fim de ano
1
Durma bem
Em meio às festas de fim de ano, muitas pessoas encontram dificuldades para reservar um tempo adequado para descansar. A privação de sono compromete a regulação hormonal, a sensação de bem-estar, a disposição e o equilíbrio do organismo.
A ausência um bom sono diminui a liberação de interleucinas, substâncias que atuam no combate a vírus e bactérias, e pode estar associada ao desenvolvimento de depressão, doenças cardíacas e derrame.
O ideal é dormir entre sete e horas por noite. Para melhorar a qualidade do descanso, algumas práticas fazem toda a diferença, entre elas, reduzir o tempo de uso de celular e televisão, criar um ambiente confortável e evitar o consumo de alimentos pesados, cafeína e
bebidas alcoólicas antes de se deitar.
Alimente-se bem
Uma dieta balanceada, priorizando alimentos naturais e nutritivos, como frutas, legumes, verduras e boas fontes de proteína, desempenha um papel significativo para a proteção celular e o funcionamento adequado do corpo.
Também e fundamental manter intervalos regulares entre as refeições (de 3 a 4 horas), para garantir a estabilidade dos níveis de energia ao longo do dia.
3
Aposte na suplementação inteligente
Quando indicada por um profissional, a suplementação se torna uma boa aliada para fortalecer a imunidade no fim de ano. Vitamina C, zinco, NAC e outros antioxidantes podem ser recomendados para auxiliar o organismo em períodos de maior demanda física e mental.
4
Cuide da saúde intestinal
Para preservar a saúde intestinal, aposte no consumo de fibras e alimentos fermentados. Inclua no seu cardápio frutas, verduras, grãos integrais e legumes.
Cuidar desse órgão é indispensável para a saúde geral do nosso organismo, incluindo, é claro, o sistema imunológico.
5
Gerencie o estresse
Para lidar com o estresse típico do fim de ano, não deixe de movimentar o seu corpo. As atividades físicas contribuem para a redução da sensação de sobrecarga cotidiana, liberando substâncias que promovem o bem-estar e o relaxamento.
Outras medidas também podem ajudar no combate ao estresse, entre elas, terapias, exercícios de respiração e técnicas de relaxamento.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Treino intuitivo: nutricionista transforma o corpo buscando a felicidade





