Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Saiba mais sobre hérnia de disco, problema que acometeu Preta Gil

Sedentarismo, tabagismo e má postura estão entre os fatores de risco para a condição. Entenda!

Por Juliany Rodrigues
5 mar 2024, 17h30 • Atualizado em 21 out 2024, 17h40
preta gil hérnia de disco
Entenda as causas e os sintomas da hérnia de disco | (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade
  • No último sábado, a Preta Gil teve que ser hospitalizada após sentir fortes dores na lombar e receber o diagnóstico de hérnia de disco. “Achei que era só uma contratura e vim aqui. Dr. Francisco e Dr. me fizeram exames de ressonância, raio-X e tomografia e estou com uma hérnia de disco, que vou ter que tratar”, relatou. A cantora recebeu alta médica no domingo (3).

    O que é a hérnia de disco?

    “Nossa coluna é formada pelas vértebras e pelos discos intervertebrais – situados entre as vértebras. Esse disco é composto por uma parte externa mais fibrosa, mais dura, e, internamente, pelo núcleo pulposo, que é uma substância mais mole, mais gelatinosa. A hérnia de disco ocorre quando há alguma ruptura dessa camada que funciona como uma cerca de proteção e parte desse núcleo pulposo sai”, explica o Dr. Felipe Mendes, neurocirurgião.

    Segundo o especialista, a hérnia de disco pode aparecer em qualquer segmento da coluna (cervical, torácico e lombar), porém, o mais comum é surgir na região lombar.

    Siga

    Quais as causas da hérnia de disco?

    Normalmente, a hérnia de disco é um problema associado ao processo degenerativo da coluna, à traumatismos ou até mesmo à combinação desses dois fatores.

    “O risco de hérnia de disco aumenta com a idade. À medida que se envelhece, os discos intervertebrais perdem água e se tornam menos flexíveis, o que os torna mais propensos a rompimento ou ruptura, mesmo com um esforço ou torção menor”, fala o neurocirurgião.

    Continua após a publicidade

    Além disso, de acordo com o Dr. Marcos Costa, ortopedista e médico do esporte, tabagismo, sedentarismo, sobrepeso, genética, movimentos repetitivos e vícios posturais também podem causar a condição.

    “Empregos ou atividades que exigem levantamento de cargas pesadas, puxar ou empurrar, torcer e girar, especialmente quando feitos de forma incorreta, podem aumentar a pressão sobre a coluna e, consequentemente, favorecer a hérnia”, explica Mendes.

    Quais os sintomas da hérnia de disco?

    Os sintomas da hérnia de disco podem variar dependendo da localização e do tamanho do problema. “Pode acontecer uma dor aguda, em queimação ou semelhante a uma cãibra na parte inferior das costas (hérnia lombar) ou na região do pescoço (hérnia cervical)”,

    “Nos casos de hérnia lombar, a dor pode irradiar para uma ou ambas as pernas, podendo chegar até os pés (ciática). Já nos casos de hérnia cervical, o incômodo pode irradiar para braços e mãos”, conta o Dr. Felipe.

    Continua após a publicidade

    Os pacientes também podem sentir formigamento ou dormência na área para qual a dor irradia, um incômodo que se manifesta quando há a compressão das raízes nervosas.

    “Essa compressão pode levar à fraqueza nos músculos e resultar em dificuldade para levantar objetos, andar ou realizar tarefas diárias”, destaca o neurocirurgião.

    Como é o diagnóstico?

    Inicialmente, é avaliado o histórico do paciente para investigar os sintomas, a localização, a intensidade da dor, a duração dos sintomas e a existência de qualquer evento recente que possa ter favorecido a condição.

    “Também realiza-se o exame físico, para verificar a força muscular, os reflexos e a sensibilidade, e determinar se há o comprometimento nervoso”.

    Continua após a publicidade

    Exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia, podem ser solicitados.

    Como é o tratamento da hérnia de disco?

    Na maioria das vezes, antes de considerar a intervenção cirúrgica, é recomendado um protocolo de tratamento conservador, que pode envolver:

    • Evitar atividades que aumentem a dor, mas se manter ativo dentro de limites toleráveis;
    • Usar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides e relaxantes musculares;
    • Fazer sessões de fisioterapia com foco em exercícios que fortaleçam os músculos da coluna e do abdômen, melhorem a flexibilidade e reduzam a pressão sobre os discos intervertebrais.

    Quando a cirurgia é indicada? Como é feita?

    “A indicação para a cirurgia de hérnia de disco se dá quando o paciente não tem uma melhora do quadro com o tratamento clínico ou quando ele possui fraqueza muscular ou perda de sensibilidade“, destaca o Dr. Marcos.

    Continua após a publicidade

    Atualmente, o procedimento minimamente invasivo mais utilizado é a endoscopia de coluna.

    “Através de um corte muito pequeno, é inserido um tubo rígido de metal com uma microcâmera de alta resolução. Quando a hérnia é identificada, um outro instrumento é introduzido na cânula, removendo o fragmento do disco que estava comprimindo o nervo”, resume o Dr. Daniel Oliveira, ortopedista e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte (NOT).

    “Ela pode ser feita apenas com anestesia local com o paciente acordado e a alta, geralmente, acontece no mesmo dia, algumas horas após a cirurgia”, acrescenta Oliveira.

    Como aliviar a dor causada pela hérnia de disco?

    • Evite atividades que exacerbem a dor, porém sem ficar em repouso absoluto;
    • Utilize medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ou relaxantes musculares, sempre com a orientação de um profissional;
    • Faça fisioterapia;
    • Aposte em exercícios de baixo impacto, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta;
    • Controle o seu peso corporal;
    • Melhore a postura;
    • Evite levantar objetos pesados;
    • Coloque em prática algumas técnicas de relaxamento;
    • Faça compressas quentes no local.
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.