Como maus hábitos podem levar à formação de pedras na vesícula
Dieta e sedentarismo são alguns deles
Pedra na vesícula – também conhecida como cálculo biliar – é uma condição que acontece devido a um desequilíbrio na concentração de elementos que compõem a bile, líquido digestivo produzido pelo fígado.
De acordo com uma meta-análise, que uniu estudos de 2000 a 2023, a prevalência global de cálculos biliares é de cerca de 6,1%, com maior incidência em mulheres (7,6%, sendo que homens são 5,4%). Mais ainda, a maioria dessas mulheres estão na América do Sul (11,2%) em comparação com a Ásia (5,1%).
Já no Brasil, um artigo publicado pela revista FT, mostra que pedras na vesícula atingem entre 10% e 20% da população adulta (em sua maioria entre 40 e 60 anos), também predominantemente em mulheres.
Sintomas e tratamento
Segundo o cirurgião, especialista em cirurgia bariátrica e do aparelho digestivo, Dr. Diego Paim, de Belo Horizonte, os principais sintomas de pedra na vesícula são dores intensas do lado direito superior do abdômen.
“A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos”, escreveu o profissional ao site Herniabh.
O tratamento é feito por meio de intervenção cirúrgica para remoção das pedras ou também para a remoção da vesícula. “O processo é geralmente auxiliado por uma câmera (videolaparoscopia) e com anestesia geral, facilitando o procedimento e a recuperação do paciente”, explicou o Dr. Diego.
O profissional listou 4 hábitos que podem ajudar na formação de pedra na vesícula:
1
Dieta rica em colesterol
Alimentos gordurosos são uma das causas mais comuns de pedra na vesícula. “A bile é responsável por auxiliar no processo de digestão de gorduras, mas o organismo humano tem um limite para fazer isso de maneira eficiente e satisfatória. Alterado esse limite, uma das consequências pode ser pedra na vesícula”.
2
Sedentarismo
“Além de ser ruim para o coração e para a autoestima das pessoas, o sedentarismo também favorece o surgimento de pedras na vesícula”.
3
Uso prolongado de anticoncepcionais
“O uso prolongado de anticoncepcionais causa diversas e intensas alterações hormonais, que acabam por reduzir a velocidade de esvaziamento da vesícula biliar, o que facilita o acúmulo de colesterol no seu interior e a formação dos cálculos”.
4
Não ter acompanhamento médico regular
“A ausência de acompanhamento médico regular, gera a perda de um controle mais rigoroso de taxas importantes, que descontroladas, podem causar cálculos biliares”.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





