6 hábitos que podem interferir na fertilidade
O estilo de vida pode prejudicar ou potencializar a fertilidade dos homens e das mulheres
Para ter uma vida saudável e prevenir doenças, é extremamente importante manter hábitos que contribuem para o bom funcionamento do organismo. A fertilidade é um dos aspectos que são impactados pelo modo como levamos a vida, tanto positivamente como negativamente.
Nos últimos tempos, cada vez mais homens e mulheres estão focando em suas profissões e escolhendo tornarem-se pais de forma tardia. As funções biológicas dos órgãos reprodutores femininos e masculinos contam com ações fundamentais para que aconteça uma gestação saudável. Além disso, fatores como idade e estilo de vida também são essenciais para isso.
Matheus Roque, mestre em medicina reprodutiva e doutor em Saúde da Mulher, afirma que, após um ano de tentativa, o casal que não obteve sucesso para engravidar mesmo mantendo relações sexuais frequentes, deve procurar ajuda de um profissional da saúde. Em caso de mulheres acima de 36 anos, esse período de tempo diminui para seis meses.
De acordo com ele, esses sinais podem indicar infertilidade, problema que afeta oito milhões de pessoas no Brasil. A Organização Mundial da Saúde aponta que 186 milhões de pessoas, o que representa 15% de toda a população, sofrem com a condição.
Não há uma causa encontrada para o quadro em cerca de 10 a 15% dos casais que apresentam a infertilidade. Para aqueles que descobrem, um terço tem ligação com fatores masculinos, um terço com fatores femininos e um restante com uma associação desses fatores.
Roque explica os principais fatores que influenciam na fertilidade e revela alguma informações interessantes a respeito desse tema.
FATORES FEMININOS
Alterações tubárias, na ovulação, no útero, endometriose e idade são os principais motivos da infertilidade feminina.
“Atualmente, um fator muito importante tem relação com a idade. As mulheres estão retardando cada vez mais a gestação, fazendo com que diminuam as chances de gravidez e aumentem os riscos de aborto. Isso ocorre por uma diminuição na quantidade dos óvulos com o avançar da idade da mulher”, detalha Matheus.
FATORES MASCULINOS
A maioria dos fatores associados à infertilidade masculina são desconhecidos. Entretanto, as principais causas que favorecem o desenvolvimento desse problema em homens são: hipogonadismo, infecções urogenitais, varicocele, entre outros.
Para avaliar a infertilidade conjugal, é primordial que o homem realize o espermograma. “Esse exame deve ser realizado após um período de abstinência de 2 a 7 dias, segundo recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Também é importante frisar que ele não é um atestado de infertilidade ou de esterilidade, mas serve para direcionar qual a melhor forma de tratamento para o casal”, ressalta o especialista.
Ter hábitos saudáveis também são requisitos importantes para preservar a fertilidade de homens e mulheres.
1Alimentação
A forma como você se alimenta tem uma influencia significativa na sua saúde. Por esse motivo, se você pretende aumentar a fertilidade, é interessante aumentar o consumo de alimentos que contribuam para a produção de hormônios ligados à sexualidade.
Então, o ideal é incluir no cardápio uma grande variedade de legumes, vegetais e frutas. Os alimentos ricos em ômega 3 e selênio, por exemplo, peixes, sementes e ovos, também são aliados para a fertilidade, pois possuem ácidos graxos, que cuidam dos órgãos reprodutores.
Consumo de bebidas alcoólicas
Provavelmente, você já sabe que o álcool prejudica a saúde do corpo como um todo. Mas, afinal, será que essa substância também interfere na fertilidade?
Nos homens, o consumo de bebidas alcoólicas impacta negativamente na produção de esperma, baixando os níveis de testosterona e causando a disfunção erétil.
Considerando que os efeitos do álcool permanecem no organismo até um período após ser ingerido e pode gerar problemas durante a gestação, as mulheres que estejam tentando engravidar também devem evitar o consumo desse tipo de bebida.
3Tabagismo
O hábito de fumar traz prejuízos para a saúde do cérebro e do pulmão, porém, é importante ressaltar que suas consequências negativas vão muito além disso.
Quando o assunto é fertilidade feminina e masculina, o cigarro pode alterar a quantidade de óvulos e de espermatozoides. Diante disso, para preservar a fertilidade e conseguir engravidar, é recomendado largar esse vício.
Cafeína
Presente em cafés, chás e refrigerantes, essa substância, quando consumida em excesso, afeta a produção dos óvulos, alterando os níveis hormonais das mulheres. O mesmo acontece nos homens, que podem ter sua produção de hormônios reprodutivos e de esperma diminuídos.
5Peso ideal
Estudos afirmam que para a mulher é mais difícil engravidar estando muito magra ou com sobrepeso, sendo que esse último fator pode ser o responsável por provocar hipertensão ou diabetes gestacional.
Já nos homens, o peso interfere na qualidade e na contagem do esperma, além de que o excesso e gordura corporal afeta os hormônios reprodutivos, complicando a fecundação do óvulo.
Prática de atividades físicas
Além de ajudar a evitar condições como obesidade e diabetes, que influenciam na fertilidade, a prática regular de atividades físicas contribuem para a melhora do fluxo sanguíneo e, como consequência, a chegada de oxigênio no sistema reprodutor.
“Incluir atividades físicas na rotina, praticando no mínimo 30 minutos por dia, ajuda a auxiliar na saúde, não só dos órgãos reprodutores, mas do corpo todo, da mente e do bem-estar”, finaliza Matheus Roque.