Como ganhar peso de maneira rápida e saudável
5 dicas de profissionais para o ganho de peso
Diferente do que muitas vezes é retratado na mídia, estar abaixo do peso pode trazer diversos problemas para a saúde. “Os riscos do baixo peso são perigosos principalmente se acompanha uma redução do percentual de gordura e massa muscular”, conta Cynthia Valerio, médica endocrinologista.
Isso tudo acontece pois a massa muscular, além de ser responsável por 60% das reservas de proteína no nosso organismo, também serve de sustentação do esqueleto, onde quando em baixa pode causar uma menor densidade óssea, fazendo com que se desenvolva uma osteoporose, comprometendo a estrutura do organismo.
O percentual de gordura também é importante. De acordo com Cynthia, eles são necessários para que os eixos hormonais funcionem de maneira adequada. “É comum mulheres abaixo do peso terem parada de menstruação, ciclos menos regulares ou anovulatórios ( o ciclo menstrual ocorre sem que se tenha ovulação), impactando a fertilidade.
POSSÍVEIS CAUSAS DO BAIXO PESO
Estar abaixo do peso pode ter diversas causas e é importante consultar um profissional para fazer um exame extenso para que a causa seja diagnosticada e tratada de maneira correta.
Liliane Oppermann, médica nutróloga, explica que irregularidades hormonais (como o hipertireoidismo), psicológicas (anorexia nervosa), hipermetabólicas (infecções), deficiências nutricionais (anemia) podem estar por detrás do baixo peso.
“Se o baixo peso já é algo que já vem acompanhando a vida da pessoa, ele não é tão arriscado. O maior risco e problema passa a ser quando esse baixo peso passa a ser recente, isso precisa ser muito investigado”, compartilha.
COMO GANHAR PESO DE MANEIRA RÁPIDA E SAUDÁVEL
1
CONSULTE UM PROFISSIONAL
Antes de mais nada, é importante ir atrás de uma ajuda profissional. Pelo fato do baixo peso poder ser causado por diferentes motivos, o acompanhamento médico é indispensável nesses casos. “Afinal de contas, a pessoa com baixo peso pode estar com outros problemas e pensar que é apenas comer mais sem investigar porque aquilo chegou naquele ponto, ou não entendendo a proporção desses nutrientes podendo ingerir excesso de gordura, colesterol, açúcar simples. Então no momento em que ela faz um ganho com acompanhamento e consciência do que levou (ao baixo peso) é uma forma assertiva de não errar e colocar a saúde em risco, também” conta Liliane.
2
INVISTA EM UMA BOA ALIMENTAÇÃO
Cynthia explica que é necessário tomar cuidado para não trocar um problema por outro – de estar abaixo do peso, para o sobrepeso – e que para isso, uma alimentação equilibrada é a chave.
“Para ganho de massa muscular, uma alimentação adequada do ponto de vista nutricional com ingesta adequada de legumes e verduras pelo menos 5 a 6 porções por dia de maneira variada e colorida junto com a ingestão apropriada de proteína, que em conjunto com o carboidrato, se torna a matéria prima para a criação de massa muscular” comenta a profissional.
Veja aqui os melhores alimentos hipercalóricos para ganho de peso
3
SE EXERCITE
Além da alimentação, o exercício físico é indispensável quando o assunto é ganho de peso (e massa muscular). “A gente precisa fazer a orientação em relação a parte de atividade física. Se esse indivíduo quer ganhar massa, ele precisa de um acompanhamento de educador físico para realizar exercícios de resistência com o foco em hipertrofia (aumento e crescimento das células musculares)” compartilha a endocrinologista Cynthia.
4
CONSIDERE A SUPLEMENTAÇÃO
Mas calma, apesar de ser ótima para o ganho de peso, a suplementação precisa ser indicada por um profissional da área para que seja feita da maneira correta. “Suplementos (como o de proteína, creatina) não deve substituir a alimentação, ele vem como uma cereja do bolo no processo de orientação para ganho de massa, especialmente pra melhorar e deixar uma composição corporal mais saudável” explica a profissional.
5PRIORIZE SEU SONO
Cynthia ressalta: Alimentação, treino e repouso são a chave para o ganho de massa. “É importante cuidar com as horas de sono e descanso adequado, pois de outra maneira o corpo não consegue responder de maneira eficaz para que haja o ganho de peso de forma adequada”.