Continua após publicidade

Filho de Bárbara Evans é internado com bronquiolite. O que é a doença?

Antônio, de seis meses, está na UTI de um hospital no interior de SP desde domingo (02/06)

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 17h35 - Publicado em 4 jun 2024, 14h00
barbara evans filho bronquiolite
Casada com Gustavo Theodoro, Bárbara Evans é mãe de Ayla, de 2 anos, e dos gêmeos Álvaro e Antônio, de seis meses. | (Instagram @barbaraevans22/Reprodução)
Continua após publicidade

A Bárbara Evans, modelo e influenciadora, contou nas redes sociais que um dos seus três filhos teve que ser internado em um hospital no interior de SP após apresentar um desconforto respiratório. O pequeno Antônio, de apenas seis meses, está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde o domingo (02/06) e recebeu o diagnóstico de bronquiolite.

A esposa de Gustavo Theodoro ainda relatou que seus outros dois filhos, Ayla e Álvaro, também apresentaram sintomas gripais e precisaram passar pela emergência no último fim de semana, porém foram liberados pelo médico para realizarem o tratamento em casa.

“Todos os três estão com o pulmão ok, ninguém está com pneumonia, mas Ayla foi liberada, Álvaro também, e Antonio vai ficar internado por conta do desconforto respiratório que está muito forte, ele não está conseguindo mamar de tanto desconforto e a saturação dele também não está legal”, falou ela, no Instagram.

O que é a bronquiolite?

A bronquiolite é uma infecção viral que acomete as vias respiratórias inferiores de bebês e crianças pequenas, com menos de 24 meses de idade, de acordo com a Dra. Danielle Negri, pediatra e neonatologista.

“Essa doença afeta os bronquíolos, estruturas do nossos organismo que dão continuidade aos brônquios, distribuindo o ar para dentro dos pulmões. Ela provoca o inchaço e o acúmulo de secreção nos bronquíolos, o que acaba dificultando a respiração”, explica a Dra. Flávia de Freitas, pediatra.

Continua após a publicidade

A maioria dos casos de bronquiolite acontecem devido à contaminação pelo vírus sincicial respiratório (VSR). “No entanto, outros vírus, entre eles, influenza, adenovírus e rinovírus, também podem provocar o problema”, completa Freitas.

“À medida em que a criança cresce (até os 2 anos de idade), as infecções pelo VSR diminuem e aumentam pelo rinovírus”, destaca Negri.

A pediatra e neonatologista explica que a doença é mais comum nos pequenos porque eles ainda não têm um sistema imunológico “maduro” o suficiente para combater o vírus.

“Vale lembrar que é preciso ter um cuidado redobrado quando a criança já possui condições crônicas pulmonares e deficiências imunológicas”, enfatiza a Dra. Danielle.

Quais os sintomas da bronquiolite?

Inicialmente, os sintomas da bronquiolite são parecidos com os de um resfriado, desencadeando febre leve, tosse, espirros e nariz congestionado.

Continua após a publicidade

“Do terceiro ao quinto dia, quando ocorre o pico da doença, o bebê começa a desenvolver uma tosse mais intensa, respiração ofegante, chiado no peito e até mesmo vômito”, fala a Dra. Flávia.

Ao notar os sintomas, é fundamental procurar imediatamente um atendimento médico para evitar possíveis complicações, que podem incluir pneumonia, encefalopatia aguda e desidratação.

“Alguns sinais que trazem uma preocupação ainda maior são: esforço respiratório, com uso dos músculos acessórios da parte pulmonar, batimento das asas nasais e cianose (lábios azulados, por exemplo)”, finaliza Freitas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.