Continua após publicidade

Exposição solar piora as varizes? Médica explica

Entenda ainda como as altas temperaturas podem impactar o sistema circulatório

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h31 - Publicado em 6 dez 2023, 13h30
Sol piora as varizes? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

No verão, com o aumento das temperaturas, calças e saias longas dão lugar aos shorts, minissaias maiôs e biquínis. Com isso, as pernas ficam mais à mostra, e, para quem sofre com vasos e varizes na região, vem uma preocupação: será que o sol pode piorar as varizes?

Segundo a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a resposta é NÃO.

“A exposição solar não piora as varizes. Mas o bronzeamento conferido pela radiação pode disfarçar o contraste da tonalidade da pele com o das veias doentes. A variação de cor presente, principalmente, em pacientes de pele mais clara, que apresentam uma veia mais azulada, geralmente cria um contraste chamativo. E isso, no geral, é maléfico, pois acaba atrasando a procura pelo tratamento dessas veias”, ressalta a médica.

“É o mesmo princípio pelo qual, em pacientes de pele negra, as varizes demoram mais para chamar atenção, pois o contraste com a cor da pele é menor”, completa a especialista, lembrando que o uso do protetor solar é sempre indispensável.

Se não forem tratadas devidamente, as varizes podem evoluir e causar, além de desconforto estético, inchaço, dor, processos inflamatórios, manchas e até feridas, conhecidas como úlceras varicosas. Portanto, não adianta se bronzear com a intenção de disfarçar as varizes.

Continua após a publicidade

“Para alcançar pernas bonitas e, acima de tudo, saudáveis, assim prevenindo complicações, o mais importante é buscar auxílio de um cirurgião vascular para receber o diagnóstico e tratamento adequado”, alerta Lamaita.

Além disso, é importante enfatizar que o bronzeamento da pele pode atrapalhar no tratamento dessas varizes. “Os tratamentos vasculares evoluíram significativamente no quesito recuperação e repouso. Hoje, a grande maioria dos procedimentos, até mesmo cirúrgicos, são minimamente invasivos e não necessitam de repouso ou internação. Mas praticamente todos necessitam de algum tempo sem exposição solar para evitar manchas associadas”, afirma.,

“Enquanto alguns tratamentos exigem evitar a exposição solar após a realização, outros, como os laser transdérmicos, não podem ser realizados em peles bronzeadas pelo risco de queimadura”, acrescenta. Isso significa o bronzeado e a exposição solar não combinam com o período dos tratamentos vasculares.

Continua após a publicidade

CUIDADOS DURANTE OS DIAS DE CALOR

A Dra. Aline Lamaita explica que, com as altas temperaturas, todo sistema circulatório, tanto arterial quanto venoso, sofre uma vasodilatação, ou seja, os vasos sanguíneos se alargam.

“Isso faz com que o sangue circule mais lentamente no sistema venoso, com consequente retenção de líquido. E esse inchaço pode favorecer o surgimento e a piora de quadros de varizes”.

Continua após a publicidade

Por essa razão, para prevenir problemas ainda maiores, é fundamental seguir corretamente todos os cuidados recomendados por um profissional de saúde, entre eles, utilizar meias elásticas e medicamentos que melhoram o retorno do sangue. Outras medidas que podem ajudar são:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.