Estudo: 45% das meninas abandonam esporte por baixa autoestima
Estudo faz parte de um projeto global para transformar autoestima de meninas no esporte São Paulo. Conheça os detalhes
Um estudo global realizado pelas marcas Dove e Nike descobriu que, mundialmente, 45% das meninas entre 11 e 17 anos abandonam a prática de esportes – taxa duas vezes maior do que a ocorrência entre meninos – sendo a principal razão a baixa confiança com o seu próprio corpo. No Brasil, o número é de 34%.
Diante desses números, as empresas apresentam o programa de treinamento Confiança Corporal no Esporte: um conjunto inédito de ferramentas cientificamente comprovadas para aumentar a confiança sobre o próprio corpo em meninas de todo o mundo.
Dados do estudo
De acordo com a pesquisa e os dados globais, o ambiente esportivo tem impacto importante na confiança sobre o próprio corpo e na autoestima de meninas:
- 46% das meninas que abandonaram os esportes ouviram que não possuem o corpo certo para o esporte que praticavam e foram objetificadas ou julgadas pela sua aparência física.
- 54% das meninas que abandonaram os esportes ouviram que não são boas o suficiente.
Mesmo assim, as meninas sabem dos benefícios dos esportes: 66% delas dizem que teriam mais confiança sobre o próprio corpo se tivessem permanecido na prática esportiva. No Brasil, os números também preocupam:
- 41% das meninas que largaram o esporte dizem que se sentiram objetificadas enquanto praticavam esportes;
- Apenas 58% das meninas brasileiras se sentem confortáveis com a aparência de seus corpos durante o esporte;
- 31% das meninas (durante a prática esportiva) focam em questões que não estão ligadas às suas performances;
- 88% afirmam que seus treinadores são a razão de se sentirem mais confiantes no esporte;
- 89% das meninas acreditam que o esporte deveria ser mais inclusivo para garotas.
Ainda, a pesquisa mostrou que os treinadores têm um papel inspirador fundamental para criar um ambiente positivo para as meninas no esporte: 74% das garotas dizem que o seu treinador/a foi a razão pela qual se sentiram mais confiantes e 60% gostariam de aprender com os treinadores sobre confiança corporal.
Projeto Confiança Corporal no Esporte
Com início em janeiro, contemplando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Pará, o projeto foi desenvolvido nos últimos dois anos conjuntamente entre as duas marcas.
A iniciativa conta com a parceria de especialistas de renome mundial, incluindo o Center for Appearance Research (CAR) e o Tucker Center for Research on Girls & Women in Sport, e aborda novas descobertas a respeito de como o ambiente esportivo afeta a confiança de meninas e mulheres sobre o próprio corpo e foca em trazer conteúdos relevantes que capacitam treinadores a disseminar mensagens positivas sobre a autoestima.
O Confiança Corporal no Esporte comprovadamente reduz a auto-objetificação, aumenta a autoestima corporal, e será aplicado em cada país por meio de parceiros locais que tenham a capilaridade de disseminar os conteúdos em escolas, comunidades e clubes esportivos.
O programa tem como objetivo alcançar mais de um milhão de jovens em todo o mundo já em 2024.