Estradiol: o hormônio que é a “testosterona feminina”
Ele é um hormônio presente nas mulheres, em grandes quantidades, e nos homens, em quantidades pequenas
O estradiol é um hormônio sexual feminino produzido pelos ovários, pela glândula adrenal (também é produzido pela placenta durante a gravidez). Apesar de nem todo mundo saber sobre ele, ele é considerado o hormônio mais importante durante os anos reprodutivos da mulher e é necessário para a função reprodutiva e sexual, além de ter impacto na saúde de outros órgãos e tecidos, como explica a fisiologista e colunista de Boa Forma, Bianca Vilela, que também o chama de “testosterona feminina”, pelo impacto que ele tem na sexualidade da mulher.
Função do estradiol
Algumas das funções do estradiol incluem:
- Crescimento reprodutivo feminino
Nas mulheres, o estradiol atua principalmente como hormônio do crescimento para os órgãos reprodutivos, incluindo a vagina, as trompas de falópio, o endométrio e as glândulas cervicais. O estradiol também aumenta o crescimento da camada muscular do útero, o miométrio. Além disso, o hormônio mantém os ovócitos (óvulos no ovário) e desencadeia uma série de eventos que levam à ovulação.
- Desenvolvimento de características sexuais secundárias
As mudanças que começam por volta da puberdade são impulsionadas pelo estradiol. Estas alterações são intensificadas durante a idade reprodutiva e tornam-se menos pronunciadas após a menopausa, à medida que os níveis de estradiol diminuem. O estradiol é necessário para o desenvolvimento normal dos seios, alteração da forma corporal, alterações na pele e perfil de distribuição de gordura típico das mulheres.
- Tamanho e força dos ossos
Como mostra uma pesquisa, os efeitos do estradiol no músculo esquelético são multifatoriais. Um estradiol saudável é necessário para apoiar o crescimento ósseo adequado e manter a saúde dos ossos e articulações. O estradiol também tem impacto na estrutura óssea e pode ocorrer osteoporose se os níveis deste hormônio estiverem baixos.
Sinais de que seu estradiol está baixo
Segundo Bianca, existem alguns sintomas que podem indicar esse desequilíbrio do hormônio. Entre eles, o aumento da medida do braço e do abdômen além da diminuição da largura das pernas.
Como aumentar seu estradiol
1Alimentação
Adicione em sua lista de comprar:
- Soja e derivados
- Edamame
- Linhaça
- Chocolate amargo
- Suplementos de vitamina D
Além disso, evite o excesso de álcool e açúcar, já que esses dois produtos fazem com que os níveis do hormônio diminua.
Exercícios
Sim, eles de novo. Os exercícios físicos estimulam a produção e equilíbrio saudável dos hormônios. Procure fazer ao menos 30 minutos de exercícios moderados por dia.