10 ideias para organizar o fim do ano
Começou a contagem regressiva para férias, confraternizações, compra dos presentes de Natal, viagem com a família... Para tudo isso não acabar deixando você maluca neste restinho de 2015, aprenda a organizar a agenda de fim de ano e prepare-se para curtir o descanso merecido e recarregar as baterias para o (feliz!) ano novo
Para a maioria das pessoas, a época é de festa – com a família, os amigos, a turma do trabalho -, mas também pode ser um verdadeiro tormento. Isso porque, às vésperas do Natal e das férias, parece que falta tempo e sobram tarefas. Mas, não, o relógio não anda mais rápido em dezembro. O que falta é planejamento para dar conta das pendências acumuladas no escritório e ainda organizar a confraternização com a família, providenciar os presentes de Natal, preparar a viagem de Réveillon… É só seguir as nossas dicas e aproveitar a temporada mais festiva do ano sem stress:
- Antecipe a compra dos presentes. Se deixar para a última hora, é bem provável que acabe gastando mais do que pretendia e levando coisas nem tão legais assim, só para não chegar à festa de mãos abanando.
- Antes de sair às compras, faça uma lista com as pessoas que quer presentear e defina o que dar e quanto gastar com cada uma. Organize também as lembranças que podem ser resolvidas na mesma loja, assim você poupa tempo, dinheiro e energia.
- Não queira bancar o Papai Noel em pessoa, afinal o excesso de despesas nesse período é um dos principais motivos de stress. Para as pessoas que não são íntimas, como a professora do filho e a diarista, por exemplo, pense em algo bacana e baratinho – para isso existem os panetones.
- Compre pela internet. Muitas vezes sai mais barato do que na loja, você não perde tempo no trânsito nem caçando vaga no estacionamento do shopping e pode optar pela entrega na casa do presenteado, com cartão e tudo.
- “Não sacrifique a alimentação e a ginástica por causa da correria, afinal, é dali que você vai tirar pique para aguentar o ritmo intenso”, avisa Ana Maria Rossi. Você pode até diminuir a frequência na academia, mas parar não.
- O sono também é fundamental. “Além de descansar o corpo e a cabeça, ajuda a regular os níveis do hormônio cortisol, liberado em momentos de stress”, fala Angelita Scardua. Em excesso, ele pode desencadear enxaqueca, gastrite, alergias e fazer você engordar.
- Não se obrigue a estar feliz apenas porque é Natal. Se prefere ficar sozinha, permita-se isso. Se não, ao menos procure um aspecto positivo da ocasião, que aproxima as pessoas. Você vai ver como tudo fica mais leve.
- Pergunte-se como seriam as festas perfeitas este ano. Então respeite sua vontade e faça só aquilo que quer. Não se force a passar com a família ou ver os fogos na praia apenas porque todo mundo diz que é o mais legal.
- Não desconte as emoções na comida, que já é uma ameaça à boa forma nessa época. “Você pode até ficar aliviada na hora, mas corre o risco de acrescentar sentimento de culpa (e peso a mais) ao stress que a fez comer”, fala Angelita.
- “Na hora de fazer promessas para 2016, seja realista e mire naquilo que pode alcançar em um prazo viável. Assim, não começa o ano com cobranças nem se frustra mais tarde caso não consiga concretizá-las”, diz Maura de Albanesi.