Continua após publicidade

Inspirado por série, influencer perde 50kg em 10 meses

Luide Matos foi de 123kg para 73kg, e seu relato sobre o processo viralizou nas redes sociais alguns anos atrás

Por Giovana Santos
22 out 2024, 16h00
Luide Matos
Luide Matos foi de 123kg para 73kg | (@luide/Reprodução Instagram)
Continua após publicidade

Luide Matos (@luide) é um influenciador digital que viralizou em 2021 por contar, em uma entrevista ao podcast Podpah, sobre a alimentação que adotou para perder 50kg em 10 meses. Não se tratava de nada muito inusitado ou diferente, apenas a clássica dieta low carb. Mas a conquista foi tão inspiradora que muitos fãs e seguidores procuram saber mais a respeito desse tipo de alimentação.

Na época, Luide negou ter feito qualquer tipo de intervenção cirúrgica e explicou por que decidiu mudar. “Minha ex estava grávida. Eu dormia muito mal, roncava, tinha muita dor no joelho. E o meu pai morreu com 42 anos, vítima de um infarto fulminante. E eu pensei: agora, a pessoa mais importante da minha vida é a minha filha. Tudo o que eu vou fazer tem que ser para ela.”

Mais recentemente, ele compartilhou em suas redes sociais outro motivo que o fez transformar seu estilo de vida. Trata-se da série COOKED, disponível na Netflix.

“Nela, o escritor Michael Polan decide investigar o ato de cozinhar, esse ato tão antigo e que faz parte da nossa sociedade em todos os continentes. E me deu vontade de começar a usar o fogão”, ele diz na publicação.

View this post on Instagram

A post shared by Luide Matos (@luide)

Continua após a publicidade

O que é exatamente a alimentação low carb, e como ela ajuda no emagrecimento?

Trata-se de uma dieta com baixa ingestão de carboidrato refinado, presente em alimentos como pão e massa. Além de ser uma medida recomendada para quem deseja reduzir medidas, pesquisas científicas apontam outros benefícios para quem reduz a ingestão de carbo.

“Em uma revisão de vários estudos, cientistas constataram que voluntários submetidos a uma alimentação com baixo carboidrato por até dois anos, tiveram uma redução nos riscos de doenças cardiovasculares e apresentaram melhora na glicemia e na qualidade do sono”, aponta o endocrinologista Pedro Assed, pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Gota), no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Portanto, se você quer tentar esse método, melhor retirar a quantidade de carboidrato de forma gradual, como sugere o nutricionista João Motarelli, e continuar a consumir frutas e legumes.

Pois, por mais que em 100 gramas eles chegam a oferecer 60 gramas de carboidrato, são ótima fonte de fibras e vitaminas essenciais, e você precisa deles para não ficar doente, segundo um estudo da Universidade McMaster, nos Estados Unidos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.