Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Distensão muscular: o que é, como tratar e como prevenir

As distensões musculares são uma lesão muito comum mas podem necessitar atenção

Por Larissa Serpa
6 jun 2024, 21h00 • Atualizado em 21 out 2024, 17h35
distensão muscular
Pescoço e lombar são locais comuns da lesão (wayhomestudio/Freepik)
Continua após publicidade
  • Exercitar demais o corpo pode causar inúmeras lesões. Uma distensão muscular ocorre quando o músculo está esticado demais e as fibras se rompem (para além das micro rupturas necessárias para a hipertrofia). Isso pode ser leve e parecido com uma dor após um treino intenso, ou pode ser tão grave que requer atenção médica.

    A maioria das pessoas que pratica esportes já passou por isso em algum momento de suas vidas: mau condicionamento, fadiga e aquecimento inadequado podem causar distensão muscular.

    Logo que ocorre a distensão muscular, as pessoas geralmente relatam uma sensação de estalo — esta é a sensação do tecido muscular sendo esticado até se romper. Muitas vezes esta é uma experiência muito dolorosa. Elas ocorrem mais comumente em:

    • lombar;
    • escoço;
    • ombro;
    • músculo isquiotibial, localizado na parte posterior da coxa

    Existem várias maneiras diferentes de tratar distensões musculares. A extensão do tratamento depende da extensão da tensão.

    Continua após a publicidade

    Tratamentos para distensão muscular

    As abordagens de tratamento dependem do tipo e da gravidade da sua lesão.

    Se necessário, analgésicos antiinflamatórios, como ibuprofeno (Advil) ou aspirina, podem ajudar a reduzir o inchaço e a dor. A fisioterapia também pode ser necessária.

    Para tratar em casa, o método mais indicado pela Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos é o RICE, do inglês rest, ice, compression e elevation.

      Rest (descanço): Descanse dedicando um tempo adequado para curar e evitando atividades físicas. Isso pode ajudar músculos tensos e outras lesões.

      Continua após a publicidade

      Ice (gelo): Coloque gelo nos músculos usando compressas frias com uma barreira entre eles e a pele, quatro a oito vezes por dia, durante 20 minutos por vez.

      Compression (compressão): Comprima o músculo aplicando uma pressão suave e constante sobre ele. Isso evita inchaço e inflamação, que retardam a cura. É melhor enrolar uma bandagem elástica ao redor do músculo afetado.

      Elevation (elevação): Eleve a lesão acima do coração para reduzir o inchaço. Use travesseiros ou outros dispositivos para levantar um membro afetado enquanto descansa.

      Embora a abordagem RICE continue popular, também existem abordagens mais recentes. Alguns profissionais de saúde, por exemplo, indicam evitar tratamentos antiinflamatórios como remédios e gelo, argumentando que a inflamação é importante para curar uma distensão.

      Continua após a publicidade

      Prevenindo a distensão muscular

      A última coisa que você quer fazer é lesionar novamente um músculo distendido. Existem várias maneiras de prevenir a recorrência de uma tensão muscular, incluindo:

      • aquecimento antes do exercício ou atividade intensa;
      • alongamento dos músculos diariamente;
      • treinamento cruzado para esportes, levantamento de peso ou escolha de outra atividade para fortalecer os músculos;
      • comer alimentos ricos em potássio, como banana e abacate, antes do exercício para prevenir a fadiga muscular;
      • hidratar-se adequadamente durante o exercício

      Quando você precisa procurar um médico para distensão muscular?

      Se sua distensão não melhorar em até 2 semanas, procure um profissional.

      Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para reparar um músculo rompido. Um médico considerará sua idade, tipo de lesão, sintomas e outros fatores para decidir se a cirurgia é uma opção, mas ela é considerada apenas para lesões musculares graves.

      Publicidade
      TAGS:

      Essa é uma matéria fechada para assinantes.
      Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.