Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Disco menstrual: para que serve, como usar e quais os benefícios

Não, ele não é a mesma coisa que o coletor menstrual. Conheça as diferenças!

Por Juliany Rodrigues
2 ago 2023, 16h08 • Atualizado em 21 out 2024, 16h40
Disco menstrual
 (Amazon/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Para as mulheres em idade fértil que querem substituir o uso do absorvente descartável, uma das opções mais famosas é o coletor menstrual. No entanto, existem diversas outras alternativas que, muitas vezes, acabam sendo menos conhecidas, como é o caso do disco menstrual, que se destaca por ter seu uso permitido durante as relações sexuais.

    A seguir, a Mariana Betioli, obstetriz especialista em saúde íntima e CEO da Inciclo, revela as principais informações sobre o dispositivo.

    – Como funciona?

    O disco menstrual é um pequeno disco flexível com bordas firmes que é feito com um material seguro para uso interno, geralmente, um silicone. De maneira resumida, sua função é coletar o fluxo menstrual.

    Ele deixa o canal vaginal livre para a penetração e pode ser usado por até 12 horas seguidas. Depois, é só retirar, lavar e colocar outra vez. Vale lembrar que, durante o ato sexual, não é possível senti-lo”, diz a profissional.

     

    – Quais são as vantagens?

    Além da possibilidade de transar durante a menstruação sem preocupações com vazamentos ou desconfortos, o disco menstrual entrega outros benefícios relacionados à saúde íntima.

    Um deles é a redução dos riscos de infecções vaginais, uma vez que, ao contrário dos absorventes externos, o dispositivo não fica em contato direto com a vulva, deixando-a mais arejada.

    Continua após a publicidade

    Mariana ainda lembra que ele é uma escolha menos agressiva ao meio ambiente, economicamente vantajosa e que oferece maior conforto.

     

    – Quais as diferenças entre o disco e o coletor menstrual?

    Ainda que os dois sejam feitos do mesmo material, segundo a especialista, cada um deles fica em um local diferente dentro do corpo.

    O coletor, ao ser inserido, permanece no canal vaginal, enquanto o disco fica em volta do colo uterino. Além disso, o disco, diferentemente do coletor, não depende do vácuo para ficar bem posicionado, uma vez que se encaixa atrás do osso púbico.

    “Outro ponto é que o coletor tem 3 tamanhos diferentes, uma vez que a tonicidade da musculatura do assoalho pélvico muda com o passar dos anos e durante a gestação. Já o disco, por sua vez, não depende dessa musculatura e, por isso, é tamanho único“, acrescenta.

     

    – Existe contraindicação para o uso?

    Se engana quem pensa que o disco menstrual não pode ser utilizado em mulheres que têm o fluxo intenso. Na verdade, conforme explicado pela CEO da Inciclo, ele tem uma excelente capacidade de coleta, não deixando que ocorram vazamentos.

    Continua após a publicidade

    A única contraindicação é o período pós-parto. Nas primeiras semanas depois de dar à luz, não é recomendado nenhum produto de uso interno“, alerta.

     

    – Como colocar e tirar o disco menstrual?

    “Usar o disco menstrual é simples. Para inserir, é só dobrar ao meio e colocar na direção horizontal e depois empurrar a base para cima. Na hora de tirar, puxamos com dois dedos a bordinha dele“.

     

    – Como higienizá-lo?

    “Toda vez que retirar o disco menstrual, é só lavar, enxaguar e colocar outra vez. Entre um ciclo e outro, é recomendado esterilizá-lo por 5 minutos com a cápsula esterilizadora no micro-ondas ou na panelinha de ágata no fogão“, orienta.

     

    – Serve como método contraceptivo?

    Por ter um formato semelhante ao diafragma, é comum que as pessoas acreditem que o disco menstrual também possa ser utilizado como um método contraceptivo. Entretanto, não foram há estudos que comprovam qualquer eficácia do dispositivo para evitar a gravidez.

    Também é importante ressaltar que ele não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis.

    Continua após a publicidade

    “É perfeitamente possível e seguro usar o disco menstrual em conjunto com preservativos ou DIUs“, finaliza Mariana Betioli.

    COMPRE AQUI

    Disco Menstrual Inciclo

    Feito com 100% de silicone hipoalergênico, macio e transparente, este disco menstrual, da Inciclo, suporta até 40 ml e é reutilizável por até 3 anos. Seu design anatômico consegue se adaptar a todas as pessoas, independentemente da idade, intensidade do fluxo ou se já teve filhos. Tamanho único.

    Disco Menstrual + Esterilizador - Yuper

    yuper disco menstrual

    Desenvolvido com TPE, material de uso médico, tem um design flexível que se molda à sua forma interna e te deixa confortável para cumprir todas as suas tarefas diárias. O disco vem com um porta Yuper para que você possa transportar o dispositivo de maneira prática e sempre limpinho. Tamanho único.

    Disco Menstrual Duo - Violeta Cup

    Violeta Cup Disco Menstrual

    Com um aro duplo à prova de vazamentos, o Violeta Cup oferece até 12 horas de conforto e liberdade. Pode ser encontrado nas seguintes cores: vermelho, azul celeste, rosa, transparente e violeta. Vem com um saquinho para guardá-lo. Tamanho único.

    Disco Menstrual Secret - Fleurity

    Fleurity Disco Menstrual Secret

    Fabricado em silicone hipoalergênico, possui 58mm de diâmetro e tem capacidade total de 40 ml. Tamanho único.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.