Continua após publicidade

Dia do combate ao colesterol: o que fazer para cuidar do seu coração

A prática regular de exercícios físicos e uma dieta balanceada são os melhores aliados no combate às altas taxas de colesterol no organismo

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 16h35 - Publicado em 8 ago 2022, 15h26
coração
 (andrej_k/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Todo dia é dia de cuidar da saúde e do bem-estar, mas algumas datas foram criadas para nos lembrar de cuidados específicos que podem ajudar a combater as principais causas de mortes no mundo.

O dia 8 de agosto foi estabelecido como a data nacional de combate ao colesterol, uma das principais causas de doenças do coração.

De acordo com a World Heart Federation, o colesterol é responsável por 2,6 milhões de mortes por ano no mundo, o que corresponde a 4,5% dos óbitos relacionados a doenças cardiovasculares. Apenas no Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, até o fim de 2022, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação.

PROBLEMAS DE TER UM COLESTEROL ELEVADO

O colesterol é uma gordura presente no organismo humano responsável por diversas funções vitais. O problema é quando as taxas de colesterol estão elevadas. Quando isso ocorre, as chances de que essa gordura se deposite nas paredes de veias e artérias aumentam muito, criando a chamada arteroesclerose. “Desenvolvemos pequenas placas de gordura por toda a nossa vida. Dentro delas temos muitas coisas, como células inflamatórias, fibras elásticas e, principalmente, colesterol”, diz o médico cardiologista Fabio Fernandes.

“Quanto mais colesterol existe dentro dessa placa de gordura, maior a chance dela se romper. Quando a placa se rompe nas artérias, temos um infarto. Se acontece na carótida, temos um AVC”, afirma Fernandes.

COMO EVITAR

EMOM
Os treinos podem usar acessórios ou não (AVI stock/Getty Images)

Para evitar problemas com o colesterol recomenda-se uma dieta equilibrada e evitar o sedentarismo.

Estudos da American Heart Association comprovaram que a prática de 150 a 300 minutos semanais de exercícios aeróbios de baixa intensidade podem aumentar a produção do HDL, o “colesterol bom”. Além disso, atividades de alta intensidade seriam capazes de reduzir o LDL, o “colesterol ruim”.

Continua após a publicidade

“A combinação de práticas moderadas e intensas de exercícios certamente pode trazer grandes benefícios para o equilíbrio das taxas de colesterol do organismo”, diz Lucas Florencio, gerente técnico Smart Fit. “Uma pessoa que pratique atividade física moderada com frequência tem grandes chances de manter níveis adequados de colesterol”, afirma Florêncio.

AGENDA DE TREINOS PARA UM COLESTEROL SAUDÁVEL

A Smart Fit preparou dicas para ajudar a manter o colesterol dentro de parâmetros saudáveis (uma dieta balanceada e consultas regulares ao médico também são fundamentais).

Continua após a publicidade

Atividades aeróbicas:
2x a 3x por semana – 30 minutos

Treinos de musculação:

Continua após a publicidade

2x a 3x por semana – 30 minutos (treinos globais, que trabalhem os grandes grupos musculares)

Intensidade das atividades: leve a moderada, podendo chegar a altas intensidades, respeitando o nível de cada indivíduo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.