Deficiência de vitamina D e cálcio: o que ela pode causar no organismo?
Fraqueza muscular, fadiga e queda da imunidade estão entre os sintomas causados pela deficiência desses dois componentes. Entenda!
A vitamina D desempenha funções importantes no nosso organismo, atuando no sistema osteomuscular, no sistema cardiovascular e no sistema nervoso central. Considerado fundamental para os ossos, o cálcio ajuda a prevenir condições como osteopenia e osteoporose, além de evitar a formação de pedras nos rins e favorecer a saúde do coração.
Quais as causas da deficiência de vitamina D e cálcio?
De acordo com a Dra. Natália Morales de Camargo, endocrinologista do HAS Clínica, a deficiência de vitamina D pode ser causada por diversos fatores, entre eles, falta de exposição solar, alimentação inadequada e problemas de absorção intestinal.
A deficiência do cálcio tem relação, especialmente, com o desequilíbrio de um hormônio chamado PTH, que é produzido pelas células das paratireoides.
Consequências para a saúde
Entre os sintomas que podem ser causados pela deficiência desses dois componentes estão:
- Fraqueza muscular;
- Cansaço excessivo;
- Queda da imunidade;
- Estresse;
- Aumento do peso;
- Mudanças de humor;
- Câimbras e dormências;
- Convulsões, em casos mais graves.
A Dra. Telma Sigolo, nutróloga do HAS Clínica, explica que a falta da vitamina D e do cálcio está relacionada às condições osteoarticulares como a osteopenia, que consiste na diminuição da densidade óssea, resultando em ossos mais frágeis e com maior propensão à fraturas.
“A evolução da osteopenia desenvolve a osteoporose, que é uma doença que não causa nenhum tipo de dor, mas que é um estágio final dessa diminuição da densidade óssea. Além disso, a falta de vitamina D também está envolvida em vários processos imunológicos, inclusive, à diminuição da capacidade desse sistema”, conta ela.
O Dr. Rodrigo Vetorazzi, ortopedista do HAS Clínica conta que a osteoporose é caracterizada pela perda da massa mineral do osso e que, no Brasil, ela é considerada um problema de saúde pública.
“O depósito de cálcio do organismo é dentro dos ossos e o mineral está entrando e saindo a todo momento. Esse processo é mediado por algumas reações químicas e por alguns hormônios, sendo um dos principais a vitamina D“, completa o especialista.
O raquitismo é outro exemplo de condição que pode ser provocada pela deficiência de vitamina D.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito por meio de consultas clínicas e exames radiológicos como a densitometria óssea. O tratamento envolve a reposição dos nutrientes, sendo que o profissional determina a dosagem recomendada de acordo com cada caso.
Para evitar a deficiência de vitamina D e cálcio, é indispensável adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, check-ups médicos regulares e prática de atividade física.