Corpo mesomorfo: a dieta e os treinos ideais para esse tipo de corpo
Considerando o corpo esteticamente ideal, o corpo mesomorfo tem facilidade no ganho de massa e na perda de gordura
Já ouvimos falar muito sobre os diferentes tipos de corpo. Porém, mais do que uma relação com a aparência, essas nomenclaturas vão além e definem o funcionamento de corpos diferentes e até as suas necessidades básicas. É por isso que, nos parágrafos a seguir, vamos explorar o corpo mesomorfo.
O QUE É CORPO MESOMORFO?
Diferente do corpo ectomorfo, o corpo mesomorfo é um tipo de corpo bastante desejado – um daqueles biotipos considerados “ideal”. Isso acontece porque, segundo a educadora física da EmagreSer, Vanessa Furstenberger, o corpo mesomorfo tem facilidade para ganhar massa magra e perder gordura. Ou seja, o resultado é, esteticamente, muito agradável.
“Esse tipo de corpo tem maior facilidade para ganhar massa e perder gordura e, geralmente, não precisa de tantas restrições na dieta”, explica. “Apresenta também um metabolismo mais acelerado.”
O corpo mesomorfo, no geral, é considerado intermediário. Ao contrário do corpo endomorfo, ele perde gordura com facilidade, e também consegue ganhar massa mais fácil do que o corpo ectomorfo. É por isso que as restrições de dieta não são tão necessárias nesses casos.
“A dieta não precisa ser tão restritiva, mas, como qualquer outro tipo de corpo que preza pela qualidade e também pela dieta balanceada, deve comer o mais saudável possível”, continua Vanessa. “Para esse tipo de corpo, o treino e a dieta devem ser constantes.”
HÁBITOS PARA O CORPO MESOMORFO
Quando o assunto são os exercícios físicos, esse tipo de corpo precisa de treinos que alternam uma combinação de cargas mais leves e alto número de repetições com combos de cargas mais altas e menos repetições.
“Dessa forma trabalhamos força e resistência alternadamente, mantendo a estética equilibrada”, explica a educadora. “No caso de estarem com a gordura corporal mais elevada, pessoas com esse tipo de corpo podem utilizar exercícios aeróbios para manter o percentual de gordura mais baixo e um corpo mais seco.”
É por isso que, apesar de parecerem super generalizadas, as principais dicas para pessoas que têm esse tipo de corpo caem na manutenção de bons hábitos alimentares e de exercícios físicos: uma dieta equilibrada e que foge de produtos muito gordurosos (para evitar o aumento de gordura corporal) e treinos constantes que colaborem para o bom funcionamento do organismo.