Existe um jeito certo de limpar a vagina?
Na hora de fazer a higienização íntima, é importante ficar atenta aos sulcos e dobras e investir em um sabonete adequado
Quando o assunto é a higienização da vagina, muitas mulheres ainda têm dúvidas de qual a melhor maneira de cuidar da região íntima. Não só pela falta de informação, como também pelos tabus que envolvem a sexualidade feminina, é comum a área passar por dois extremos: ou a limpeza acontece em excesso, ou não é feita da forma correta.
ERROS AO LIMPAR A VAGINA
“Um erro ao higienizar a vagina é higienizar muito ou higienizar pouco”, explica o Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra pela USP e médico do Hospital Albert Einstein. “Pouco, porque frequentemente vemos mulheres com acúmulo de gordura e sujeira nos sulcos da vulva, entre o pequeno e o grande lábio.”
De acordo com o médico, essa falta de higienização pode ser justificada pela falta de conhecimento. Por isso, ele recomenda o autoconhecimento: a mulher precisa se conhecer, tocar-se e até usar um espelho, se necessário, para saber mais da própria região íntima. Ao contrário do que se imagina, esse processo não é errado ou problemático. Pelo contrário, é saudável e colabora para a higienização correta, já que a região da vulva é, de fato, repleta de sulcos e dobras.
“O ‘higienizar muito’ acontece quando a mulher quer fazer uma ducha vaginal, principalmente pós-relação sexual, com a ideia de lavar a vagina ‘por dentro'”, explica o ginecologista. “Isso é inadequado e predispõe alterações na microbiota que levam a corrimentos e outros problemas. Não recomendamos a ducha vaginal, exceto em algumas situações específicas para o tratamento de alguns tipos de corrimento.”
COMO LIMPAR A VAGINA CORRETAMENTE?
De acordo com o Dr. Igor, a vulva tem que ser higienizada apenas por fora com um sabonete adequado (os íntimos são opções melhores), e lavada com água. Evite lavar a vagina por dentro e dê atenção extra aos sulcos, tirando toda a sujeira.
Fora isso, fazer a higienização uma única vez por dia é mais do que o suficiente, já que mais do isso pode comprometer a proteção local da pele e alterar o pH íntimo. E lavar menos do que isso, como dito anteriormente, pode levar ao acúmulo de sujeira e gordura, o que também compromete a saúde íntima.
DEVO USAR PERFUMES E OUTROS COSMÉTICOS ÍNTIMOS?
Segundo o profissional, o uso de perfumes e outros cosméticos íntimos não é contraindicado – tudo vai depender do gosto e da escolha pessoal de cada mulher. No entanto, é importante ter em mente que o seu efeito é puramente estético e não acrescenta na higienização e manutenção da saúde vaginal.
Por outro lado, é importante também ficar atenta aos sinais de alergias. Em caso de desconforto, como coceira ou ardor, o ideal é suspender o uso imediatamente e buscar uma avaliação profissional.