Evite dor nas pernas no inverno com essas dicas essenciais
Fisioterapeuta lista 6 cuidados importantes para a prevenção de dor nas pernas durante as baixas temperaturas
Estudos recentes da Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA) e do Centro de Gerenciamento da Dor no Brigham and Women’s Hospital, em Boston (EUA), apontam que 67% dos entrevistados dizem ter mais dores com a queda brusca das temperaturas.
Segundo a Raquel Silvério, fisioterapeuta especialista em membros inferiores e Diretora Clínica do Instituto Trata, quando sentimos frio, a nossa circulação se concentra mais em regiões internas do corpo, como coração, cérebro e rins, sendo que as áreas periféricas, entre elas, os músculos, a pele e as articulações, acabam recebendo menos sangue.
“Isso estimula nossas terminações nervosas, resultando em dor”, afirma ela. “Vale destacar que as articulações possuem barorreceptores sensíveis às mudanças de pressão e também podem ser afetadas pelas baixas temperaturas”, completa.
A seguir, a fisioterapeuta revela o que fazer para evitar dor nas pernas durante o frio. Confira!
Como evitar dor nas pernas no frio?
1
Aqueça o corpo
Para evitar dor nas pernas no frio, é fundamental manter o corpo aquecido, utilizando agasalhos e roupas que protejam os pés e as mãos, regiões do corpo mais propensas a sofrer com a diminuição da circulação sanguínea.
A fisioterapeuta afirma que, nesse momento, alimentos e bebidas quentes, como sopas e chás, podem ser grandes aliados para cuidar da temperatura do organismo.
2
Faça alongamentos
Realizar exercícios de alongamento pela manhã ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a aquecer os músculos, tendões e articulações para a execução das tarefas diárias, minimizando os riscos de lesões.
3
Pratique atividade física
No frio, é comum dar aquela preguiça de se movimentar, porém, é preciso ter em mente que a prática regular de atividade física é indispensável para evitar as dores no corpo, incluindo a região das pernas, especialmente porque ela favorece a circulação do sangue.
Trate doenças crônicas
Se você tem o diagnóstico de doenças crônicas, por exemplo, a artrite, não deixe de seguir os tratamentos adequados para que não aconteça a piora das dores.
5
Hidrate-se
Durante os dias mais gelados, muitas pessoas acabam negligenciando o consumo de água por não sentirem tanta sede. Entretanto, no frio, a hidratação continua sendo necessária para manter o funcionamento do organismo, ajudando, inclusive, na prevenção de câimbras e dores musculares.
6
Evite permanecer muito tempo na mesma posição
Ficar muito tempo na mesma posição – ao trabalhar, estudar ou até mesmo assistir à televisão – pode favorecer o acúmulo de tensões, dores musculares e a má circulação.
Se você permanece sentado por longos períodos, por exemplo, tente adotar o hábito de, a cada meia hora, se levantar e caminhar por 5 minutos.
Por fim, a fisioterapeuta alerta que, se as dores persistirem ou aumentarem, não deixe de procurar a ajuda de um especialista, para fazer o diagnóstico e o tratamento adequados.