Cansaço o tempo todo? Adote estes 3 hábitos ao acordar

Saiba como o que você faz de manhã pode influenciar na sua energia e disposição durante o dia

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h39 - Publicado em 8 ago 2023, 15h30
cansaço o tempo todo
 (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A sensação de cansaço o tempo todo atrapalha (e muito) o cumprimento das atividades diárias e dos compromissos, provocando problemas como dificuldade de concentração, baixa produtividade e irritabilidade. Uma das principais causas para essa situação são as noites mal dormidas, porém elas não são as únicas culpadas. Na verdade, alguns comportamentos matinais comumente cometidos podem contribuir para o cansaço excessivo.

Segundo Ricardo Cunha, fisiologista e professor dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Universidade Positivo (UP), boa parte do processo de manter a disposição o dia inteiro está relacionada à manutenção da rotina, sendo que os cuidados devem ser tomados desde a hora de dormir.

“Deve haver uma programação de pelo menos 30 minutos antes de se deitar. Por exemplo, tomar um banho relaxante, com uma temperatura mais alta, causa a vasodilatação e gera uma maior circulação de sangue; diminuir os elementos estimulantes, como TV, celular, tablet, e as luzes do ambiente, também faz parte da ‘higiene do sono’”, diz Ricardo, destacando que, a partir disso, é criada uma rotina, considerada indispensável para que o cérebro consiga relaxar, uma vez que grande parte da falta de energia física vem de ordem psíquica. 

A seguir, você conhece algumas ações que podem ser tomadas logo após acordar para melhorar a sua disposição ao longo do dia

1

 

 

Saia ao ar livre

Conforme explicado pelo professor, sair ao ar livre logo nos primeiros instantes após acordar estimula a produção de dopamina e serotonina, dois hormônios que aumentam o nosso bem-estar e a nossa disposição para o resto do dia. Apesar disso, vale um alerta:

Depende também da condição ambiental dessas primeiras horas do dia. Sair em um ambiente muito frio não favorece tanto quanto a gente pensa, pois essa variação de temperatura e a baixa luminosidade podem causar um estresse fisiológico”, ressalta Ricardo.

Continua após a publicidade
2

 

 

Evite o café

Quando acordamos, o corpo naturalmente já apresenta níveis mais elevados de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, a fim de nos dar um empurrãozinho para levantarmos e enfrentarmos a rotina. Ao ingerirmos cafeína nesse momento, estimulamos ainda mais a produção desse hormônio, provocando um desequilíbrio no organismo.

Como consequência, podemos experimentar uma série de sintomas, como ansiedade e tensão, que comprometem o relaxamento mental e colaboram para a sensação de cansaço o tempo todo ao longo do dia.

3

Se movimente ou tome um banho gelado

A brusca queda de temperatura que o corpo sofre assim que levantamos da cama é outro aspecto que contribui para o cansaço excessivo, diz o especialista.

Enquanto estamos dormindo, ocorre a desaceleração no nosso metabolismo, o que nos torna mais suscetíveis a sentir frio. Essa situação exige do nosso corpo esforços maiores para a regulação da temperatura interna.

Continua após a publicidade

“Ao acordar, a pessoa se expõe a uma temperatura diferente da que estava, causando um estresse fisiológico por conta da variação de temperatura. Por isso é importante manter a temperatura do corpo ao acordar, para prevenir esse choque térmico que, além de interferir no cansaço, pode ser um gatilho para reações alérgicas, como a rinite, por exemplo”, revela Ricardo.

O professor sugere se exercitar ou tomar um banho gelado logo após levantar da cama, com o objetivo de aumentar a temperatura interna do organismo.

Continua após a publicidade

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Para ter uma boa qualidade do sono, ter uma dieta equilibrada durante o dia e praticar atividades físicas são medidas indispensáveis. Além disso, é importante lembrar que não é recomendado o consumo de comidas muito pesadas e de bebidas estimulantes no jantar, pois essa prática pode provocar desconfortos (indigestão, por exemplo) que prejudicam o descanso.

Manter a higiene do sono é fundamental para uma noite bem dormida e, consequentemente, um dia seguinte mais descansado e com mais disposição”, finaliza.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.