Continua após publicidade

Bursite no joelho: por que acontece, como prevenir e tratamento

Essa inflamação pode provocar dor, inchaço e até mesmo dificuldade de movimento na área. Saiba mais!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 17h39 - Publicado em 12 mar 2024, 17h00
bursite no joelho
Ortopedista explica o que é a bursite no joelho | (krakenimages.com/Freepik)
Continua após publicidade

A bursite no joelho é uma inflamação que causa dor, inchaço e, em alguns casos, dificuldade de movimento e calor na área. “A bursite é a inflamação das bursas, que são pequenas bolsas compostas por líquido sinovial localizadas ao redor da articulação”, inicia o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva.

De acordo com o médico, essas bolsas protegem e diminuem os atritos e impactos de estruturas moles em superfícies rígidas (ossos, por exemplo). “Ou seja, existem bolsas ou bursas próximas a tendões e ligamentos“, completa.

O que causa bursite?

A bursite pode acontecer devido a um trauma direto na área e à fricção excessiva (quando você repete o mesmo movimento várias vezes). Além disso, a condição também pode surgir junto com a tendinite, que é quando os tendões ficam inflamados, segundo o ortopedista.

Como prevenir?

Para prevenir problemas nos joelhos, incluindo a bursite, uma das medidas mais indicadas é o fortalecimento muscular dos membros inferiores.

Continua após a publicidade

Nesse sentido. o Dr. Marcos recomenda a prática de musculação. “Nela, temos que ter como foco alguns grupos musculares, como os glúteos, a região adutora da coxa, a região extensora, os flexores e a panturrilha. Também devemos lembrar de fazer um trabalho bem apurado de alongamentos”, orienta.

Como tratar? 

Para tratar a bursite, é fundamental procurar um médico, pois somente um profissional consegue identificar corretamente o que está causando o problema e, dessa maneira, indicar as melhores abordagens para o seu caso.

“Se for um trauma, vamos proteger o local e usar medidas anti-inflamatórias. Se foi uma contiguidade, uma estrutura tendinosa, temos que tratar a inflamação do tendão também. Existem ainda as bursites infecciosas, que são aquelas por trauma direto, mas que, devido a um ferimento na região, sofreram uma contaminação bacteriana”, explica o ortopedista.

Continua após a publicidade

Em casos de bursite inflamatória, pode ser recomendado o uso de anti-inflamatório oral, aplicação de gelo e fisioterapia. Já nas bursites infecciosas, além dos antibióticos, também pode ser necessária a drenagem cirúrgica.

“Em todos eles, devemos diminuir o nível de atividade daquela articulação, até que ocorra a completa cura”, finaliza o especialista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.