Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como ter um cãozinho pode reduzir ansiedade e depressão, segundo a ciência

Estudo afirma que ter um vínculo com o pet pode diminuir os riscos dos transtornos mentais

Por Giovana Santos
6 set 2024, 18h00 • Atualizado em 21 out 2024, 17h30
Mulher grávida fazendo ioga nem casa com um cachorrinho
 (fizkes/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade
  • Quem tem um pet em casa entende o quanto o bichinho pode trazer alegria e proporcionar bem-estar para a família toda. Agora, quem confirma essa ideia é a própria ciência: de acordo com um estudo publicado no JAMA Network Open, ter vínculo próximo com um animal de estimação, especialmente cães, ajudou a reduzir sintomas de ansiedade e depressão – principalmente em mulheres que sofreram abuso na infância.

    A pesquisa envolveu mais de 200 voluntárias com idade média de 60 anos. Mais de 70% delas relataram ter sofrido algum tipo de abuso na infância, e todas tiveram que preencher questionários em 2013 e 2014.

    Como resultado, os cientistas perceberam que o maior apego emocional ao pet foi associado a uma pontuação mais baixa no quesito transtorno de ansiedade generalizada e depressão.

    Benefícios de ter um pet em casa

    Apesar das responsabilidades atreladas, cuidar de um pet pode trazer inúmeros benefícios, como:

    1 – Estimula a prática de atividade física

    Se seu pet é um cachorro, prepare-se que aí vem vantagem: quem cuida de um dog sabe que os passeios diários ao ar livre são obrigatórios. Isso significa que, ao colocar seu amigo pra correr (ou até mesmo pra caminhar), você estará se exercitando também – o que vai resultar em menos gordura e músculos mais definidos.

    Continua após a publicidade

    2 – Melhora o humor

    Chegou em casa irritada ou chateada depois de um dia estressante? Seu companheiro a receberá com tanto carinho que em poucos minutos você nem se lembrará do motivo do mau humor. Mágica? Não, não. Brincar com o pet estimula a produção de diversos hormônios que favorecem o bem-estar.

    3 – Reduz o estresse

    Uma maneira eficaz de lidar com o estresse do dia a dia é focar a atenção em atitudes prazerosas.

    “Cuidar de um animal de estimação faz com que você se concentre em outras coisas e se lembre de que a vida vai muito além do trabalho”, diz Yuri Busin, psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME), em São Paulo. Além disso, interagir com o bichinho diminui os níveis de cortisol, o hormônio do stress.

    Continua após a publicidade

    4 – Alivia sentimentos negativos

    Todas nós temos dias mais difíceis que outros. Mas chegar em casa e poder dividir a cama (ou o sofá) com o pet alivia a sensação de aperto no peito por nos fazer sentir que temos um companheiro. “Da mesma maneira que ele sabe que pode contar com você, você sabe que pode contar com ele”, diz Yuri.

    5 – Protege o coração

    Cuidar do bichano, observar o peixe no aquário ou conversar com os passarinhos são atitudes capazes de controlar a pressão arterial e reduzir os níveis de ansiedade. “Ambos fatores são fundamentais para a prevenção de doenças cardíacas”, explica Yuri.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.