Continua após publicidade

Bananinha teve contratura capsular: ‘abriu um buraco no meu peito’

Complicação nas próteses de silicone possivelmente surgiu por conta do leite materno; Dany teve uma filha em 2020

Por Giovana Santos
22 out 2024, 18h00
Dany Bananinha sofre contratura capsular, uma complicação nas próteses de silicone
Dany Bananinha sofre contratura capsular, uma complicação nas próteses de silicone | (@bananinhadany/Reprodução Instagram)
Continua após publicidade

Recentemente, Dany Bananinha, de 48 anos, foi às redes sociais contar sobre um problema de saúde que sofreu: contratura capsular. Segundo ela, foi a primeira vez que tocou no assunto desde que colocou próteses de silicone nos seios.

O problema acontece quando o corpo reage aos “corpos estranhos”, comprimindo e endurecendo as próteses. No caso de Dany, exames mostraram nódulos grandes na região. “O nódulo possivelmente surgiu devido ao leite materno, que empedrou e ficou em contato com a prótese de silicone”, disse a influenciadora, que teve uma filha em 2020.

Ela fez um procedimento para remover os nódulos, mas teve complicações na recuperação, mais especificamente com relação à cicatriz da cirurgia. “Aquele machucadinho simplesmente explodiu, abriu um buraco no meu peito e aí começa todo meu sofrimento.”

Hoje, ela está bem, mas compartilhou a história com seus seguidores para destacar a importância de cuidar da saúde.

Continua após a publicidade

O que é a contratura capsular? 

A contratura capsular é resultado de uma reação do organismo contra um corpo estranho. Segundo o Dr. Samuel Colman, cirurgia plástico, é comum que se crie uma cápsula em volta da prótese, que, com o tempo, pode engrossar e ocasionar a condição.

“Por mais próximo do ideal que a prótese seja, ela continua sendo um corpo estranho, por isso, ocorre a construção de uma membrana em volta do implante. Mas nem todos os casos são resolvidos só com cirurgia e nem toda dor nas mamas tem como causa as próteses”, explica.

Quais são os sintomas da contratura capsular?

Nos graus 1 e 2 da contratura capsular, a paciente não sente incômodos, não apresenta alterações visíveis e, no segundo caso, pode sentir o implante ao apalpar. Nos graus 3 e 4, pode haver dores, desconfortos, mudanças na sensibilidade e alterações estéticas.

Continua após a publicidade

Como é tratada a contratura capsular?

Quando a situação ainda não é avançada, é possível realizar um tratamento clínico para combater o processo inflamatório, utilizando, por exemplo, medicamentos e nutrientes específicos evitar prevenir a piora do problema. Porém, em casos mais graves, a substituição da prótese pode ser necessária.

“Podemos realizar um tratamento com nutrientes para melhorar a qualidade da cápsula, aliviar os sintomas e proporcionar uma melhora na qualidade de vida da paciente. Se não houver melhora, a cirurgia pode ser indicada“, ressalta o médico.

“Nesse sentido, é crucial diferenciar a contratura capsular da rejeição da prótese. Nem toda contratura leva à cirurgia, e cada caso precisa ser avaliado individualmente”, completa.

Continua após a publicidade

Por que ocorre a contratura capsular?

A contratura capsular pode ocorrer por diversos motivos, entre eles, alterações genéticas, deficiências nutricionais, seromas e hematomas pós-operatórios e até infecções no período perioperatório.

Por fim, não se esqueça de sempre buscar um profissional qualificado e escolher próteses de boa qualidade, alerta o Dr. Colman.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.