Por que eu sempre acordo no meio da madrugada?
Se você tem o costume de despertar às 3h da manhã, você não está sozinha! Despertares noturnos são comuns, mas é preciso entender os seus motivos
Tudo indicava que você teria uma ótima noite de sono, até que você acorda, olha no relógio e dá de cara com aquela informação sofrida: são 3h da manhã. E essa não é uma ocorrência isolada – vira e mexe, você acorda no meio da madrugada. Mas por que isso acontece?
O QUE CARACTERIZA UMA BOA NOITE DE SONO?
Antes de respondermos essa pergunta, é válido entendermos o que, de fato, caracteriza uma boa noite de sono. Segundo Josué Alencar, diretor da Coteminas e presidente do projeto Persono, essa é uma definição bastante complexa, já que uma boa noite de sono depende de características tanto biológicas, quanto ambientais e pessoais – pense no seu cronotipo, idade, rotina, etc.
“Existem alguns parâmetros importantes que indicam uma boa noite de sono: levar entre 10 e 30 minutos para cair no sono; não acordar mais do que uma vez por noite; voltar a dormir em até 20 minutos no caso de levantar no meio da noite e passar 85% do tempo na cama dormindo”, explica ele. “É importante ressaltar que uma única noite de sono não é suficiente, é preciso que haja regularidade, já que o sono não é algo que possa ser compensado.”
Assim como o que define um bom descanso depende de uma série de fatores, o mesmo vale para o que prejudica esse descanso. Por exemplo, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 42% dos brasileiros têm algum distúrbio do sono, e na pesquisa Acorda Brasil, promovida pela Persono, alguns dos principais “atrapalhadores” do bom sono foram definidos como o estresse, as preocupações com as finanças e com o trabalho.
POR QUE ACORDAMOS NO MEIO DA MADRUGADA?
Curiosamente, acordar no meio da noite é considerado relativamente normal, desde que isso não aconteça com muita frequência durante a noite ou em várias noites seguidas, sem causa aparente.
“Os motivos para o sono interrompido se dividem em seis categorias: causas físicas, causas psicológicas, distúrbios do sono, maus hábitos, local inadequado e horários de dormir confusos”, diz Josué. “Estudos recentes da medicina do sono mostram que existe uma correlação entre a qualidade e a continuidade do sono. Quando o descanso noturno é interrompido ou fragmentado, ele contribui para outros problemas como sonolência diurna e insônia, e mesmo quando as interrupções não reduzem o tempo na cama, elas ainda sim são prejudiciais, uma vez que quebram a cadência das etapas do sono.”
De maneira mais prática, alguns dos motivos que fazem você acordar no meio de um ciclo de sono são:
- Estresse;
- Insônia;
- Idade (já que a qualidade do sono diminui com o tempo);
- Uso de medicamentos;
- Outras condições, como a depressão ou a apneia do sono.
COMO DORMIR A NOITE INTEIRA?
Aí está a pergunta de um milhão de dólares. O primeiro passo é, justamente, compreender porque os seus despertares acontecem. Se as causas são físicas, elas precisam de atenção para evitar que essas interrupções aconteçam, e o mesmo vale para o caso de serem psicológicas – a depressão, por exemplo, é conhecida por alterar o ciclo de sono.
Qualquer que seja o caso, o ideal é sempre buscar um médico especializado em sono, que pode tratar o problema diretamente ou em parceria com outros profissionais, como psicólogos.
“Quando a causa vem de maus hábitos, ambiente ou horários, isto pode muitas vezes ser melhorado com atitudes da própria pessoa, como fazer a higiene do sono, diminuir a iluminação do quarto e disciplinar seus horários”, continua Josué. “Nestes casos é importante fazer um diário do sono ou observar melhor os hábitos e o ambiente para entender exatamente estas causas e trabalhar nelas. Tomar muita água antes de dormir, por exemplo, pode criar a necessidade de levantar no meio da noite para ir ao banheiro e regular a quantidade de água ingerida poderia ajudar.”