Aprenda a relaxar: 7 tipos de descanso que você precisa conhecer
Será que você sabe quais são os tipos de descanso que você merece? Aprenda aqui!
Casos de ansiedade e fadiga têm aumentado brutalmente, e o Brasil está no topo da lista dos países mais ansiosos do mundo. E quem diz isso não somos nós, é a OMS!
De acordo com a médica Dr. Saundra Dalton Smith, é necessário primeiramente reaprender como desacelerar e nutrir corpo e mente. Em seu livro “Descanso Sagrado”, ela lista os sete tipos de descanso.
Os 7 tipos de descanso
Saundra Dalton Smith é psiquiatra e vive no Alabama, nos Estados Unidos. A partir de sua pesquisa e experiência de mais de 20 anos na área, ela escreveu o livro “Descanso Sagrado”, em que fala sobre como o ato de descansar pode inclusive restaurar nossa sanidade. Ou seja, descansar é cuidar da sua saúde mental!
Em uma entrevista recente, Saundra contou que muita gente a procurou, nessas duas décadas de trabalho como psiquiatra, buscando tratamento para problemas relacionados ao cansaço.
1Descanso físico
É o tipo de descanso mais conhecido. E pode ser ativo ou passivo:
- Passivo: massagem, tirar um cochilo e observar a qualidade do sono. Minha dica para você fazer esse tipo de descanso é manter seu quarto escuro, ter regularidade nos horários de deitar e levantar, enfim criar uma higiene do sono.
- Já o descanso ativo seria praticar atividades que estimulam a circulação e a flexibilidade, como fazer alongamento, yoga e dança. Veja aqui como começar a praticar Yoga.
Descanso mental
- Fazer pequenas pausas durante o dia de trabalho – de preferência, a cada duas horas, sem pressa.
- Respiração consciente é uma boa dica para fazer uma transição entre suas atividades, para lembrá-lo de soltar o esforço e desacelerar.
- A meditação informal ajuda a sair do piloto automático e fazer uma coisa por vez, com mais presença. A ideia é fazer uma coisa por vez, de modo mais consciente e sem pressa.
- Confira aqui um exercício de respiração consciente para amenizar o estresse
Descanso Sensorial
Somos bombardeados por estímulos o tempo todo e acabamos viciados nisso sem perceber – telas, luzes, barulhos, muitas conversas, notificações no celular. Só que nossa mente não aguenta tanta sobrecarga.
Por isso, é importante praticar o descanso sensorial:
- Tente fechar os olhos por um minuto no meio do seu dia
- Regule o tempo que fica na frente da TV e nas redes sociais
- Desconecte aparelhos eletrônicos ao final do dia.
No primeiro momento parece um grande desafio, mas acredite é possível criar um estilo de vida mais leve.
4Descanso criativo
- Decore seu ambiente de trabalho com imagens de lugares que você ama e de trabalhos artísticos que te inspiram.
- Admire um pouco de arte
- Desenhe
- Resgate algum trabalho manual também é uma forma de praticar o descanso criativo.
- Momentos ao ar livre também podem aprofundar esse descanso.
Descanso emocional
Pratique o descanso emocional para aprender a lidar com as emoções e não suprimi-las.
As sensações físicas são sinais que seu corpo te indica para reconhecer emoções; como, por exemplo, medo, raiva e tristeza.
O primeiro passo é parar e se permitir sentir; depois veja se consegue dar nome ao que se passa no peito.
Estar consciente das emoções e se permitir falar e expressar seus sentimentos, sem se preocupar com julgamentos, é extremamente saudável e ajuda a surfar os episódios emocionais de modo construtivo.
A terapia pode ser um caminho! Conheça opções de terapias diversas aqui.
6Descanso social
O segredo para o descanso social é ser mais seletiva. Ou seja, é preciso identificar os relacionamentos que são positivos e aqueles que drenam sua energia. Certifique-se de que as pessoas que cercam você te apoiam.
E lembre-se de que você sempre tem escolha na hora de fazer sua agenda social. Por isso, escolha com sabedoria aquilo que está alinhado com sua saúde e bem-estar.
Descanso espiritual
Nos nutrimos quando nos sentimos conectados com algo maior e espontaneamente floresce um sentimento de pertencimento, amor, propósito e aceitação. Pode ser meditando, em rituais religiosos ou se engajando em trabalhos voluntários.
Desejo que essa reflexão traga uma dose extra de inspiração e te ajude a aprofundar seu autocuidado. Sugiro que releia com calma e escolha um desses sete tipos de descanso para colocar em prática hoje mesmo.
Virginia Nowicki
Especialista em Nutrição Consciente, Mindful eating e Mindfulness
virginianow08@gmail.com