Continua após publicidade

Os hábitos que fazem você engordar no fim de semana

Você tira sábado e domingo para fazer maratona na Netflix e devorar suas comidas favoritas? Fique esperta: isso pode ser a causa dos quilos indesejados

Por Caroline Randmer
Atualizado em 21 out 2024, 17h43 - Publicado em 10 abr 2017, 16h31
Mulher deitada vendo TV e comendo
 (deucee_/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

1. Passar o dia todo no sofá

A gente sabe: é tentador aproveitar os dois dias de folga da semana para ver os últimos episódios da sua série predileta. Mas, quando isso se torna um hábito, o risco de o ponteiro da balança subir é grande. “A inatividade física é uma das maiores causas de obesidade a longo prazo”, alerta Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Para fugir do acúmulo de calorias, não fique muitas horas sem se mexer. Durante a maratona, levante-se entre um episódio e outro e evite devorar guloseimas em frente à TV. Quando bater a fome, pare e concentre-se naquilo que está comendo.

Leia mais: 6 maneiras simples de cortar calorias no seu dia

2. Dormir demais

Vai chegando a sexta-feira e você já fica ansiosa pelo momento de desligar o despertador? Calma lá! Dormir muito mais do que de costume pode levar a alterações bruscas no ciclo sono-vigília, interferindo na produção de hormônios responsáveis por controlar o apetite. Aí, já viu: chocolates, sorvetes e pizzas que se cuidem! Por isso, a dica é esticar o descanso por, no máximo, duas horas além do seu horário habitual.

Entenda: Dormir bem emagrece e alisa a pele

Continua após a publicidade

3. Comer e beber tudo o que tem direito

Depois de cinco dias à base de alimentos pouco calóricos, é natural que você chegue no fim de semana contando os minutos para encontrar as amigas no seu restaurante favorito. “Quando a pessoa se coloca em uma dieta restritiva demais, o cérebro aumenta o desejo por comida, favorecendo o consumo maior de calorias em dias como sábado e domingo”, explica Zilli. A solução? Procure comer de forma equilibrada durante a semana – aí, os dias de lazer não se tornam uma grande cilada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.