Bebidas termogênicas: 3 ideias para aquecer seu inverno
Elas evitam você deixar o treino pra lá mesmo quando a temperatura está mais propícia para ficar embaixo do endredon
No inverno, as baixas na academia são mais constantes – muita gente desiste de tirar o casaco quentinho para vestir o top. Como aceleram o metabolismo e aquecem o corpo, as bebidas termogênicas acabam sendo boas aliadas para você seguir firme no treino mesmo nos dias de frio siberiano.
São três as sugestões da nutricionista Laís Murta, de São Paulo, para você preparar em casa: matchá com leite de coco, bulletproof coffee e chocolate quente com biomassa e especiarias. “As bebidas devem ser usadas junto à alimentação equilibrada e aos exercícios”, avisa a nutricionista.
Matchá com leite de coco
As folhas do matchá apresentam um teor maior de compostos bioativos (catequinas, teanina e cafeína) que qualquer outro chá extraído da Camellia sinensis. Daí ele ter um efeito termogênico ainda mais intenso que o do chá verde. Outras ações benéficas: antioxidante, anti-inflamatório e detoxificante (auxilia na eliminação de toxinas). Na forma de pó, pode ser preparado com água quente, misturado no suco verde, usado em receitas (bolo, panqueca) ou acrescentado em bebidas termogênicas, como esta sugerida pela nutricionista Laís, para o pré-treino.
Ingredientes
- 1 xíc. (chá) de leite de coco (ou de amêndoa)
- 1 col. (sobremesa) de mel orgânico
- 1 col. (chá) de matchá
Modo de fazer
Aqueça o leite de coco (ou de amêndoa) e bata junto com os demais ingredientes.
Rende: 1 xícara grande.
Bulletproof coffee com ghee
Inspirado nas bebidas amanteigadas dos monges tibetanos, o bulletproof coffee virou febre nos últimos anos depois “reinventado” pelo executivo americano David Asprey. Ele viajou para o Nepal com a intenção de aprender a meditar – porém, o que mais chamou sua atenção foi o chá com manteiga ghee que os habitantes das vilas consome há séculos. Asprey criou então uma dieta baseada na bebida e colocou suas teorias no livro Bulletproof – a dieta à prova de bala. Os principais benefícios atribuídos ao bulletproof coffee: “Aumentar o foco e a clareza mental, melhorar a saúde do intestino e promover efeito termogênico, o que auxilia na redução da gordura”, explica Laís, que recomendado como pré-treino.
Ingredientes
- 1 xícara pequena de café forte, de preferência orgânico
- 1 colher (sopa) de óleo de coco extravirgem
- 1 colher (sobremesa) de manteiga ghee orgânica
Modo de fazer
Junte os ingredientes e bata com um mixer por 20 segundos até emulsificar bem. Beba em seguida.
Rende: 1 xícara grande.
Chocolate quente com biomassa e especiarias
Além de aquecer, a bebida oficial do inverno combate os radicais livres e favorece a circulação sanguínea – isto é, se você usar o cacau intenso, rico em antioxidantes da família dos flavonoides. A presença de feniletilamina, substância bioativa que age como neurotransmissor no cérebro, ainda melhora o humor e o bem-estar. A receita sugerida pela nutricionista ainda inclui canela (termogênica) e biomassa de banana verde (melhora a saúde do intestino – e deixa a bebida cremosa!).
Ingredientes
- 1 xícara (200 ml) de leite de coco
- 1 colher (sobremesa) de cacau em pó sem açúcar (orgânico, de preferência)
- 1 canela em pau
- 1 aniz-estrelado (opcional)
- 1 colher (chá) de mel orgânico (ou açúcar de coco)
- 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde
- 1 colher (café) de extrato natural de baunilha (opcional)
- 1 pitada de canela
Modo de fazer
Leve o leite de coco ao fogo até quase levantar fervura. Junte os outros ingredientes e bata com um mixer (ou liquidificador). Povilhe a canela e beba em seguida.
Rende: 1 xícara grande.