Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

15 alimentos antioxidantes

Eles eliminam toxinas do organismo e auxiliam na circulação do sangue

Por Thaís Cavalheiro (colaboradora)
18 ago 2014, 22h00 • Atualizado em 21 out 2024, 19h16
Mari Queiroz
Mari Queiroz (/)
Continua após publicidade
  • Melhorar o funcionamento do organismo a ponto de prevenir o envelhecimento precoce e ajudar a combater problemas da cabeça aos pés é possível com o consumo de alimentos ricos em antioxidantes.

    1. Açafrão (ou cúrcuma) 

    A especiaria é lotada de curcuminoides, compostos com ação anti-inflamatória e anti-idade. A cúrcuma é a raiz e o açafrão é a cúrcuma torrada, em pó. Se almoça fora, leve um potinho com o tempero e salpique sobre o arroz com feijão. 

    2. Aveia 

    Fonte importante de silício, auxilia na estruturação da pele, minimizando o aspecto da celulite. Tem betaglucana, molécula que melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção da gordura pelo intestino. De quebra, ainda ajuda a eliminar toxinas. 

    3. Azeite de oliva 

    Rico em gorduras monoinsaturadas, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dê preferência ao extravirgem, que tem taxa de acidez inferior a 1%. Consuma, no máximo, 2 colheres de sopa por dia. 

    4. Chá de cavalinha, centelha asiática e dente-de-leão 

    A cavalinha apresenta bom teor de silício e funciona como diurético natural, desintoxicando o organismo e reduzindo, assim, o inchaço. A centelha asiática estimula a circulação sanguínea. Já o dente-de-leão ajuda a eliminar as toxinas. 
    Continua após a publicidade
     
    5. Frutas cítricas 
     
    Limão, lima-da-pérsia, laranja e goiaba contêm a poderosa vitamina C, além de bioflavonoides, que aumentam o tônus das veias, favorecendo a microcirculação. 

    6. Frutas vermelhas 

    Morango e uvas vermelhas e roxas possuem protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação. 
    Continua após a publicidade

    7. Linhaça 

    Rica em ômega 3, anti-inflamatório natural, auxilia na regulação hormonal. Também faz uma faxina interna, graças ao alto teor de fibras, contribuindo para evitar o acúmulo de impurezas que dificultam a irrigação e favorecem a celulite. Sugestão: leve de casa a linhaça triturada para salpicar sobre a salada, de preferência batida no liquidificador pouco antes de sair para o trabalho. Isso porque as sementes oxidam e perdem boas doses de ômega 3. 

    8. Mamão e abacaxi 

    Ambas as frutas têm propriedades antiedema, além de enzimas proteolíticas, que ajudam a digerir proteínas que, para algumas pessoas, podem detonar alergias capazes de estimular a formação de adipócitos (células de gordura). 

    9. Melão 

    Superimportante na alcalinização do pH sanguíneo (é anti-inflamatório), sobretudo se ingerido com as sementes, que podem ser trituradas, garantindo maior fornecimento de fibras. 

    10. Óleo de gergelim 

    Grande fonte de vitaminas, em especial a E, que atua como antioxidantes e, assim, protegem as células da ação dos radicais livres. Também tem ação anti-inflamatória. 

    11. Peixes 

    Salmão, atum, sardinha e arenque são ótimas fontes de ômega 3, gordura que também entra na tropa de choque contra a osteoporose. 
    Continua após a publicidade

    12. Pepino 

    Diurético natural, alcalinizante e anti-inflamatório, ajuda a eliminar as toxinas, é rico em vitaminas A e C, além de sais minerais. 

    13. Sálvia 

    Ajuda a regular os hormônios femininos, sobretudo o estrogênio, intimamente relacionado à celulite. 

    14. Semente de abóbora 

    Ajuda a tornar o pH do sangue mais alcalino, o que afasta as inflamações. A semente de girassol, outro poderoso antioxidante, pode ser preparada da mesma forma. 

    15. Suco de uva integral 

    Além de antioxidante, também tem ação anti-inflamatória importante.
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.