Quem é celíaca ou tem intolerância a lactose sabe o quanto é difícil encontrar um docinho totalmente permitido na dieta, ainda mais quando ele leva chocolate. Foi pensando nisso que a chef confeiteira Alê Peruzzo, apresentadora do programa Cozinha Amiga, da TV Gazeta, criou e ensinou para nós uma receita vegana e sem glúten exclusiva de brownie de cacau, café e castanhas. Uma ótima opção para um lanche da tarde com as amigas ou até para servir de lembrancinha de Páscoa. Confira:
Ingredientes secos:
- 2 colheres de sopa de café solúvel;
- 1/2 xícara de cacau;
- 1 colher de sopa de cmc (carboximetilcelulose, usado para dar o efeito “fofinho”);
- 1/2 xícara de castanhas de sua preferência (Alê usou baru, caju e pecã);
- 1/2 xícara de farinha de nozes (basta processar um punhado de nozes por alguns minutos);
- 1 colher de chá de fermento químico em pó;
- 1/2 xícara de extrato de soja;
- 1/2 xícara de amido de milho;
- 1/2 xícara de polvilho doce.
Ingredientes “molhados” ou líquidos:
- 1/2 xícara de óleo de coco;
- 3/4 de xícara de glicomel (considerado o substituto do mel no universo vegano, ele possui a consistência, aroma, cor e sabor muito parecidos com o alimento de origem animal);
- 1/2 xícara de água sem gás.
Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture todos os elementos secos — menos o café, o fermento em pó e as castanhas. Separadamente, dissolva o café na água (você pode acelerar o processo colocando os dois no microondas por alguns segundos), e depois deposite na vasilha. Mexa bem até obter uma consistência bem espessa, e acrescente o restante dos ingredientes líquidos. O fermento deve ser incorporado na massa por último.
A receita pode ser servida em porções individuais (rende cerca de 12 bolinhos), ou em uma travessa grande. Seja qual for a opção escolhida, coloque a massa na assadeira e mergulhe as castanhas dentro dela. Leve ao forno alto por cerca de 20 minutos, até o brownie começar a desprender um cheiro agradável no ar. E o truque: quentinho ele fica ainda melhor!