Será que eu preciso de um psicólogo?
Dia 27 de Agosto celebra-se o dia do Psicólogo e eu estou aqui hoje para te tirar várias dúvidas sobre a psicoterapia e desmistificar alguns tabus da profissão.
Por muito tempo foi dito que terapia era coisa de louco, porém loucura é quem ainda não acredita nessa ciência e profissão, que foi regulamentada no Brasil há exatos 60 anos! A psicologia vem se desenvolvendo muito e auxiliando diversas pessoas a serem suas melhores versões e a lidarem com suas dificuldades!
Há diversos campos de atuação da Psicologia, mas hoje quero focar na área clínica, que é a qual eu trabalho e recebo dúvidas constantes. Então vamos lá!
- Quando devo procurar um psicólogo?
Quando você sentir que é o momento para mergulhar em algumas questões internas e saber mais sobre si mesmo! Não precisa necessariamente apenas buscar ajuda quando algum grande problema acontece, pode ser muito benéfico também como ferramenta de autoconhecimento e aperfeiçoamento! Porém também se faz primordial a procura quando você está sentindo dificuldade em lidar com algum problema da sua vida, quando está se sentindo muito triste/ansioso/estressado… Um psicólogo pode te auxiliar em diversas facetas da vida!
- Como funciona a terapia?
A psicoterapia ocorre normalmente 1 vez por semana, com duração entre 50 minutos a 1 hora, mas essa frequência pode variar de acordo com cada quadro. Nesse momento o paciente e psicólogo conversam sobre alguns temas que são importantes para a vida do paciente. O profissional irá conduzir a sessão em prol da melhora das questões que foram trazidas para mudança e melhoria, assim como psicoeducar o paciente em relação a alguns aspectos importantes sobre a sua vida.
- Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?
O psiquiatra é um médico que se formou em medicina e fez especialização em psiquiatria, já o psicólogo se formou em psicologia. O psiquiatra normalmente faz consultas com uma frequência menor, visando o acompanhamento de algum quadro psíquico, prescrevendo medicamentos para aliviar os sintomas, já o psicólogo faz sessões com maior constância, para auxiliar o paciente a lidar com as questões que interferem no dia a dia.
- Como saber qual a melhor abordagem para mim?
Há diversas abordagens da Psicologia: psicanálise, psicodrama, humano existencial, cognitivo comportamental, centrada na pessoa, gestalt, analítica… É possível buscar saber mais através de pesquisas rápidas no google sobre como funciona o atendimento clínico de cada uma para saber qual o paciente se identifica mais! Isso é uma escolha só dele, de acordo com o que se sente melhor, todas são efetivas.
- Quanto tempo dura a terapia?
Não é possível delimitar um tempo para a terapia pois depende muito da demanda de cada caso, assim como o comprometimento de cada paciente. Tem casos de doenças mentais que seria interessante o paciente ter acompanhamento prolongado e casos que uma psicoterapia breve já soluciona.
- Qual a diferença entre terapia e psicoterapia?
Terapia pode ser feita por terapeutas holísticos, terapeuta ocupacional, e outras profissões, com o trabalho em terapias alternativas como homeopatia, fitoterapia. Já a psicoterapia só pode ser feita por psicólogos que estejam credenciados no órgão regulador da profissão, com enfoque no tratamento que busca curar as doenças da mente, transtornos psicológicos e reestabelecer a saúde mental das pessoas.
- Só posso ir em um psicólogo se tenho algum problema?
Não necessariamente! Você pode buscar psicoterapia para desenvolver melhor suas forças de caráter, autoestima, aperfeiçoar suas características, por aí vai! A psicoterapia também pode ser focada em ver o melhor do ser humano!
- Não consigo me abrir com a minha psicóloga, é sempre assim?
Não! A melhor indicação seria que buscasse um outro profissional que você se identificasse mais e pudesse se abrir completamente. Afinal, o psicólogo está ali para te auxiliar, então o que não é dito, não conseguimos manejar.
- Quanto custa fazer psicoterapia?
Depende, o Conselho Federal de Psicologia possui um valor médio estimado para a psicoterapia, porém depende muito da região, currículo do profissional, entre outros fatores. Essa tabela pode ser acessada através do site do CFP. Lembrando que sempre é interessante refletir sobre custo x valor e o quanto estamos dispostos a investir na saúde mental.
- Onde conseguir atendimento social?
Há diversos profissionais que abrem algumas vagas para atendimento social com um valor mais acessível, mas também é possível encontrar em algumas faculdades (clínicas escolas) e algumas unidades de saúde.
- Psicólogo pode dar remédio?
Não, apenas médicos podem receitar medicamentos! E é sempre muito interessante quando o psicólogo e psiquiatra conseguem atuar em conjunto para melhora do quadro de algum paciente!
Espero ter tirado algumas das dúvidas mais frequentes! Atuar com psicoterapia é incrível e me sinto muito honrada em poder auxiliar tantas vidas e fazer parte da rotina de várias pessoas!
________________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante, mentora e professora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva e em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3