Pare de reclamar
Você se considera um reclamão? Está percebendo que todos ao seu redor só reclamam e não fazem nada para mudar? Seja no trabalho, em casa, nas redes sociais ou em conversas informais, a reclamação parece estar sempre presente. Porém, é importante refletir sobre essa tendência e compreender a importância de mudar esse comportamento.
Neste texto, vou contar o motivo pelo qual reclamamos tanto, como isso afeta nossa realidade e nossa saúde, além de fornecer dicas práticas para nos libertarmos desse hábito e colher os benefícios de uma vida mais positiva e saudável!
Reclamar, em seu significado literal seria clamar duas vezes! É uma forma de expressar insatisfação ou desconforto com determinada situação, podendo ser uma reação natural perante desafios, frustrações ou injustiças que enfrentamos. Entretanto, a reclamação constante pode se tornar um hábito extremamente prejudicial.
Pode até parecer que reclamar traz uma sensação momentânea de alívio, como se estivéssemos descarregando nossas frustrações ou até servir como uma forma de conexão social, quando encontramos pessoas que compartilham dos mesmos sentimentos negativos (quem aí percebe isso no trabalho?!). No entanto, é importante perceber que esse comportamento nos mantém presos em uma mentalidade de vítima, sem buscar soluções efetivas para mudar a realidade.
Entender que reclamar é cultivar o sofrimento e não se libertar dele, é o primeiro passo para romper com esse ciclo. Só falar mal sobre algo não muda a situação em si, apenas alimenta a insatisfação e nos mantém presos a um padrão negativo.
Então, para sair desse ciclo, é fundamental buscar uma mudança de perspectiva e adotar uma postura mais positiva diante das dificuldades. Afinal, reclamar não resolve os problemas, apenas os mantém vivos em nossas mentes.
Um ponto bem importante que precisamos prestar atenção é no ambiente em que estamos inseridos, pois ele exerce uma influência significativa sobre nossa mentalidade. Se estamos sempre cercados de pessoas que reclamam e têm uma visão negativa da vida, é mais provável que nos deixemos levar por esse comportamento. Por isso, é importante buscar relacionamentos saudáveis e cercar-se de pessoas que nos impulsionem para cima, que tenham uma visão positiva e que nos ajudem a enxergar soluções em vez de problemas!
Dicas práticas para você diminuir sua reclamação:
1De uma cota de reclamações ao longo do dia
Primeiro passo é perceber quantas vezes por dia você está reclamando, do que está reclamando e para quem (Você só reclama quando está cansado? Só reclama quando os outros estão reclamando também? Já acorda reclamando?). Depois delimite um número de vezes que você poderá reclamar. Assim você vai conseguir treinar sua mente para ter mais consciência das suas palavras e comportamentos e agir diferente no futuro.
Pratique a gratidão
Cultivar um sentimento de gratidão pelas coisas boas da vida é uma maneira eficaz de combater a reclamação. Diariamente, reserve um momento para listar pelo menos três coisas pelas quais você é grato, isso ajudará a direcionar sua mente para o positivo.
3Busque soluções
Em vez de só reclamar, concentre-se em encontrar soluções para os problemas que surgem. “O que posso fazer para melhorar essa situação?” ou “Quais são as ações que posso tomar para mudar minha realidade?”. Assumir a responsabilidade por suas circunstâncias é empoderador e libertador. Não fique esperando que ao reclamar de algo os outros ao seu redor vão resolver o seu problema! Aprenda a resolver por si mesmo ou a pedir ajuda.
Pratique a empatia
Antes de reclamar, tente se colocar no lugar do outro (ou até de si mesmo) e entender as razões por trás de determinadas ações ou situações. A empatia nos ajuda a adotar uma perspectiva mais compassiva e a lidar com as dificuldades de forma mais construtiva.
5Foque no auto aperfeiçoamento
Em vez de reclamar sobre as falhas dos outros ou das circunstâncias, concentre-se em seu próprio crescimento pessoal. Identifique áreas em que você pode melhorar e se comprometa a trabalhar nelas. Assuma a responsabilidade por sua própria felicidade e evolução. “O que eu posso fazer de diferente nessa situação?”
Ao deixar de reclamar e adotar uma postura mais positiva, você experimentará um aumento na sua satisfação e bem-estar emocional. A gratidão e o foco nas soluções trazem uma sensação de paz interior e contentamento. Também desenvolve-se uma mentalidade mais resiliente, em vez de se sentir derrotado pelos problemas, encontra-se uma capacidade de enfrentá-los com coragem e determinação.
Pessoas que reclamam constantemente tornam-se chatas e podem afastar os outros, então ao mudar esse comportamento você atrairá pessoas que valorizam sua companhia e inspiram uma atmosfera de apoio e crescimento mútuo.
O estresse e a negatividade constantes podem ter um impacto negativo na saúde física, então ao parar de reclamar e adotar uma perspectiva mais positiva pode reduzir os níveis de estresse, melhorar o sistema imunológico e aumentar a vitalidade geral.
Reclamar pode parecer um desabafo temporário, mas na verdade é um ciclo que nos aprisiona e mantém nosso foco nos problemas em vez das soluções. Lembre-se de que a mudança começa em você, e os benefícios de parar de reclamar se estendem não apenas à sua saúde, mas a todos os aspectos da sua vida.
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Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo sábado! Até mais <3