Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

O que é um relacionamento saudável?

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 10 jun 2023, 08h00
Relacionamento saudável
 (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Os relacionamentos são uma parte fundamental da nossa jornada na vida, porém, muitas vezes nos deparamos com dúvidas sobre o que é necessário para ter um relacionamento saudável e feliz. No texto de hoje, exploraremos o que realmente significa ter um relacionamento saudável, como cultivá-lo e a importância do autoconhecimento nesse processo.

Um relacionamento saudável é aquele que é baseado em respeito mútuo, comunicação aberta, confiança, apoio emocional e crescimento conjunto, é uma parceria na qual ambas as partes se sentem valorizadas, compreendidas e apoiadas, é um espaço onde cada indivíduo pode expressar suas emoções, compartilhar seus sonhos e necessidades, sem medo de ser julgado ou rejeitado. Um relacionamento saudável também possui desafios, mas é capaz de enfrentá-los com maturidade e resiliência.

Antes de embarcar em um relacionamento saudável, é essencial cultivar o autoconhecimento, ser a sua própria laranja inteira para não ficar buscando uma outra metade. Conhecer a si mesmo, suas necessidades, valores e limites é a base para estabelecer relacionamentos autênticos e satisfatórios e, além disso, ajuda a evitar relacionamentos baseados em dependência emocional ou na busca de validação externa.

1

Cuide de si mesmo

Um relacionamento saudável começa com o autocuidado. Priorize seu bem-estar físico, emocional e mental, dedique tempo para atividades que lhe tragam prazer, relaxamento e crescimento pessoal. Esteja atento às suas necessidades e estabeleça limites saudáveis. Lembre-se de que você é responsável por sua própria felicidade e não deve depender exclusivamente do seu parceiro para se sentir completo.

Continua após a publicidade

2

Comunicação aberta e empática

A comunicação é a chave para um relacionamento saudável, então pratique a escuta ativa, esteja presente quando seu parceiro estiver falando e demonstre empatia ao tentar compreender suas perspectivas. Seja aberto e honesto ao expressar seus sentimentos e necessidades, evite críticas destrutivas ou ataques pessoais e, em vez disso, busque soluções construtivas e comprometimento mútuo.

3

Construa confiança

A confiança é o alicerce de qualquer relacionamento saudável, portanto a construa através da transparência, integridade e cumprimento de promessas. Seja consistente em suas ações e palavras, compartilhe suas preocupações e medos com seu parceiro e trabalhem juntos para superar obstáculos. Lembre-se de que a confiança leva tempo para ser construída, mas pode ser quebrada facilmente, portanto, trate-a com cuidado.

4
Continua após a publicidade

Respeito mútuo

Valorize as opiniões, necessidades e diferenças do seu parceiro, evite críticas destrutivas, humilhações ou violência. Respeite os limites pessoais e a individualidade de cada um, demonstre apreço e gratidão pelo seu parceiro, reconhecendo suas contribuições e qualidades.

Continua após a publicidade

5

Cultive o crescimento conjunto

Encoraje seu parceiro a perseguir seus sonhos e objetivos, e esteja lá para apoiá-lo em suas realizações, busquem atividades compartilhadas, aprendam juntos e desafiem-se mutuamente a crescer e se desenvolver. Lembre-se de que o crescimento individual e o crescimento do relacionamento caminham de mãos dadas.

Continua após a publicidade

Construir e manter relacionamentos saudáveis requer esforço, dedicação e autoconhecimento. Ao priorizar o amor próprio, cultivar a comunicação aberta, respeitar o parceiro, construir confiança e buscar o crescimento mútuo, você estará no caminho para construir um relacionamento duradouro e gratificante. Lembre-se de que cada relacionamento é único e que essas dicas são apenas um ponto de partida. Continue aprendendo, crescendo e nutrindo seus relacionamentos com amor, compreensão e empatia. Feliz dia dos namorados!

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.