Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Gente feliz não enche o saco

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 10 dez 2022, 07h00
Mulher sorrindo rodeada de girassóis
 (Andre Furtado/Pexels)
Continua após publicidade

Um jargão pra lá de sincero e verdadeiro. Afinal, quem está de bem com a vida não perde tempo se importando com a vida dos outros e nem se metendo onde não foi chamado. O texto de hoje é para refletirmos onde estamos colocando nosso tempo e nossa felicidade.

  • Quando que você se sente feliz?
  • Como você percebe essa felicidade em você?
  • O que te faz sentir feliz?

Quero primeiramente desmistificar que a felicidade não é um estado de êxtase e prazer constantes, que estar feliz também pode ser um estado de calma, bem-estar e tranquilidade.

Precisamos parar de tentar alcançar a felicidade suprema a todo instante pois ela não existe e essa busca só nos leva a infelicidade. Sabendo disso, fica mais fácil de entendermos que ser feliz e estar de bem com a vida também é aceitar que não existe uma maneira de viver sem nenhum sofrimento e com imunidade à tristeza, afinal ela é parte para uma vida mais feliz também.

Quando aceitamos que nossas vidas são inconstantes e conseguimos ser felizes mesmo com esses altos e baixos, podemos focar mais o nosso tempo em nós mesmos, em fazer ainda mais coisas que nos fazem bem, em nos cuidar e nos importar com o que de fato importa, sem afunilar a atenção para as partes negativas.

Continua após a publicidade

Ou seja, haverá uma diminuição nas reclamações, nos problemas, um aumento do nível de satisfação pessoal, na qualidade de vida e, consequentemente, deixaremos de ser a pessoa que enche o saco dos outros.

Agora, se você está passando por essa situação inversa, onde os outros estão se metendo na sua vida, você pode tentar mostrá-los através do seu próprio exemplo, sem perder seu tempo com fofocas ou explicações, indo em busca das coisas boas da vida e incentivando a pessoa a fazer o mesmo!

E quem sabe você também pode colocar em prática a comunicação assertiva e impor limites para que as pessoas não invadam o seu espaço e te causem sofrimento.

Continua após a publicidade

Torça sempre pela alegria e felicidade do outro, mesmo que a pessoa tenha te dado mil motivos para ficar com raiva, afinal, gente feliz não enche o saco! Então você terá paz e tranquilidade, sem dar moral a negatividade do outro!

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL, também criadora do Podcast Respira, não pira e professora do curso Reset Stress.

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte
Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.